keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Lanço de 3 mil tainhas é capturado em Florianópolis

A praia da Lagoinha do Norte ficou lotada de peixes neste domingo (23) para a alegria dos pescadores locais

Imagem mostra montes de tainha
Foto: Reprodução/@pescadatainha

Florianópolis celebra mais uma grande captura na temporada de pesca da tainha. No domingo (23), um lanço de 3 mil tainhas foi capturado na praia da Lagoinha do Norte, causando admiração entre os moradores locais e gerando alegria para os pescadores da região.

A pesca da tainha, que começou em maio, é uma tradição na cidade e tem uma importância significativa para a economia local. Segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura, a atividade é permitida até o dia 31 de julho, com o objetivo de assegurar a sustentabilidade da espécie. Além disso, cada navio pesqueiro tem uma cota definida, bem como diretrizes para a realização da pesca artesanal.

Durante a temporada de pesca da tainha, certas práticas são permitidas em áreas específicas. O surf é permitido nas praias da Joaquina e Mole, enquanto na Lagoinha do Leste, praia do Matadeiro e praia da Armação é permitido até 500 metros do canto esquerdo da praia e até 500 metros à direita da entrada da praia do Moçambique.

Para garantir a segurança e a harmonia entre os surfistas e pescadores, as praias estão adotando um sistema de bandeiras. As bandeiras, instaladas diariamente pelos responsáveis pelos ranchos de pescas, indicam com cores verde e vermelha, respectivamente, a permissão ou proibição da prática de surf durante o período de pesca da tainha.

O governo estadual ressalta que a safra da tainha é de grande relevância para a economia catarinense. O peixe abastece restaurantes e peixarias, e serve como fonte de renda para milhares de famílias locais.

Segundo dados do tainhômetro da prefeitura de Florianópolis, até agora 243.681 tainhas foram capturadas na cidade. A praia da Lagoinha do Norte lidera com 50.534 peixes, seguida por Naufragados com 45.001 e Gravatá com 23.416.

Os números refletem o sucesso da temporada de pesca e a importância de manter práticas sustentáveis de pesca, garantindo que essa tradição continue a ser uma fonte valiosa de alegria e sustento para os habitantes de Florianópolis.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Mega-Sena acumula em R$ 37 milhões

Sorteio será realizado nesta terça-feira (7), às 20h

Economia

Sul registra abertura de mais de 70 mil empresas em janeiro

O destaque é o Paraná que registrou 27.690 empresas

Economia

Festival de Fraldas: Fort Atacadista oferece descontos especiais em itens para bebês

Promoção é válida a partir do dia 6 de maio e segue até o próximo dia 19 em todas as unidades da rede

Economia

Epagri divulga desempenho da agropecuária de SC em 2023

O relatório, será apresentado online às 14h desta segunda-feira (6)

Economia

Investimentos em energia solar no Brasil alcançam R$ 200 bilhões

A capacidade instalada de energia solar no país agora ultrapassa 42,4 gigawatts (GW), equivalente a mais de três usinas de Itaipu

Mais notícias

Segurança

Membros de quadrilha que aplica golpes em idosos são presos em Itajaí

A operação foi realizada em conjunto entre a Polícia Civil de Santa Catarina com a do Paraná