Pela primeira vez, um jato civil privado conseguiu superar a barreira do som, atingindo 1,1 Mach (cerca de 1.200 km/h) durante um voo de teste na Califórnia, nos Estados Unidos. O feito representa um avanço significativo na aviação comercial, uma vez que, até então, apenas caças militares e o extinto Concorde haviam ultrapassado essa marca.
O teste foi conduzido pela Boom Supersonic, empresa que desenvolve o Overture, um jato comercial projetado para transportar até 80 passageiros a uma velocidade de 1,8 mil km/h. A nova tecnologia promete reduzir o tempo de voos continentais pela metade. Por exemplo, um trajeto entre Miami e Londres, que hoje leva cerca de dez horas, poderia ser realizado em apenas cinco horas.
Overture, jato comercial supersônico que poderá transportar até 80 passageiros. (Foto: Divulgação)
O projeto já despertou o interesse de grandes companhias aéreas, como American Airlines, United Airlines e Japan Airlines, que fizeram 130 encomendas da aeronave. Se bem-sucedido, o Overture poderá inaugurar uma nova era na aviação comercial, tornando viagens ultrarrápidas uma realidade.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Já trabalhou com marketing e está no jornalismo desde 2023. Tem familiaridade com o jornalismo esportivo. Atua no Visor Notícias desde que entrou como estagiário.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade