A Nasa lançou nesta segunda-feira (14) a espaçonave Europa Clipper, que investigará a lua Europa, de Júpiter, considerada uma das melhores candidatas para abrigar vida no Sistema Solar. A missão, que partiu a bordo de um foguete Falcon Heavy da SpaceX do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, visa explorar as condições que poderiam tornar a lua habitável.
De acordo com Gina DiBraccio, diretora interina da divisão de ciência planetária da Nasa, três elementos são essenciais para a formação de vida em Europa: água líquida, compostos orgânicos que serviriam de alimento, e uma fonte de energia. “A Clipper será a primeira missão aprofundada que nos permitirá caracterizar a habitabilidade do que pode ser o tipo mais comum de mundo habitado em nosso universo”, disse DiBraccio à Reuters.
Com uma viagem estimada em 2,9 bilhões de quilômetros, a Europa Clipper deverá entrar em órbita de Júpiter em 2030. A nave, que mede cerca de 30,5 metros de comprimento e 17,6 metros de largura, é a maior já construída pela Nasa para uma missão planetária. Seus enormes painéis solares captarão luz para alimentar nove instrumentos científicos, essenciais para a coleta de dados sobre a espessura da crosta de gelo de Europa, sua composição e geologia.
A diretora do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, Laurie Leshin, explica que a Clipper ajudará a determinar onde futuras missões devem focar suas investigações. “Se encontrarmos evidências de habitabilidade, isso significaria que dois lugares no Sistema Solar teriam os ingredientes essenciais para a vida neste exato momento”, acrescentou.
A missão está programada para realizar 49 sobrevoos próximos de Europa ao longo de três anos. Durante esse período, a Clipper analisará a espessura do gelo da superfície, buscando áreas onde o oceano subterrâneo possa estar próximo. A nave passará por Marte e retornará à Terra, usando a gravidade de ambos os planetas para aumentar sua velocidade em direção ao seu destino final.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.