keyboard_backspace

Página Inicial

Ciência

Nasa lança foguete para explorar possibilidade de vida em lua de Júpiter

Missão investigará água e condições para vida na lua Europa

design horizontal 2024 10 14T160457.600 Visor Notícias
Foto: Reprodução/SpaceX

A Nasa lançou nesta segunda-feira (14) a espaçonave Europa Clipper, que investigará a lua Europa, de Júpiter, considerada uma das melhores candidatas para abrigar vida no Sistema Solar. A missão, que partiu a bordo de um foguete Falcon Heavy da SpaceX do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, visa explorar as condições que poderiam tornar a lua habitável.

De acordo com Gina DiBraccio, diretora interina da divisão de ciência planetária da Nasa, três elementos são essenciais para a formação de vida em Europa: água líquida, compostos orgânicos que serviriam de alimento, e uma fonte de energia. “A Clipper será a primeira missão aprofundada que nos permitirá caracterizar a habitabilidade do que pode ser o tipo mais comum de mundo habitado em nosso universo”, disse DiBraccio à Reuters.

Com uma viagem estimada em 2,9 bilhões de quilômetros, a Europa Clipper deverá entrar em órbita de Júpiter em 2030. A nave, que mede cerca de 30,5 metros de comprimento e 17,6 metros de largura, é a maior já construída pela Nasa para uma missão planetária. Seus enormes painéis solares captarão luz para alimentar nove instrumentos científicos, essenciais para a coleta de dados sobre a espessura da crosta de gelo de Europa, sua composição e geologia.

A diretora do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, Laurie Leshin, explica que a Clipper ajudará a determinar onde futuras missões devem focar suas investigações. “Se encontrarmos evidências de habitabilidade, isso significaria que dois lugares no Sistema Solar teriam os ingredientes essenciais para a vida neste exato momento”, acrescentou.

A missão está programada para realizar 49 sobrevoos próximos de Europa ao longo de três anos. Durante esse período, a Clipper analisará a espessura do gelo da superfície, buscando áreas onde o oceano subterrâneo possa estar próximo. A nave passará por Marte e retornará à Terra, usando a gravidade de ambos os planetas para aumentar sua velocidade em direção ao seu destino final.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Reuters e CNN Internacional

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Começou no Visor Notícias como estagiário em 2023.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Ciência

China descobre maior reserva de ouro do mundo avaliada em R$ 428 bilhões

Depósito encontrado em Hunan tem mais de mil toneladas e pode impulsionar a economia chinesa e o mercado global de mineração

Ciência

Astronautas da NASA retornam à Terra após 286 dias no espaço

Tripulação ficou presa devido a falhas técnicas na cápsula da Boeing

Ciência

Asteroide do tamanho de um prédio de 20 andares pode atingir a Terra em 2032

Objeto espacial pode causar explosão atmosférica; cientistas monitoram trajetória

Ciência

Jato civil voa mais rápido que o som e faz história na aviação

Aeronave supersônica atingiu 1,1 Mach em teste nos EUA e e empresa responsável pode revolucionar o transporte aéreo

Mais notícias

Segurança

Guarda Municipal de BC apreende arma e drogas em operação na Vila Fortaleza

Ação da ROMU prende homem e localiza pistola, munições e mais de 600g de entorpecentes

Tempo

Chuva se despede e sol volta a aparecer em SC nesta sexta

Instabilidade se concentra pela manhã no Norte e Vale do Itajaí; temperaturas sobem à tarde em grande parte do estado