keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Itapema terá vereadores mirins com participação de estudantes

Serão eleitos 14 vereadores mirins, e a eleição está marcada para o dia 30 de novembro

X

O Poder Legislativo de Itapema lança, neste dia 12 de outubro, o Edital para criação da Câmara Mirim. A iniciativa vem estimular a prática da cidadania, e a participação política de estudantes de até 15 anos, que estejam matriculados do 4° ao 8º ano do Ensino Fundamental do município. Serão eleitos 14 vereadores mirins, e a eleição está marcada para o dia 30 de novembro.

O programa Câmara Mirim simula a realização de Sessões Ordinárias e Extraordinárias da Câmara de Vereadores e tem caráter educativo, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania.

Segundo o presidente da Câmara de Itapema, vereador Alexandre Xepa (Progressistas), o intuito é que os jovens possam participar de alguma maneira do processo legislativo, participando diretamente também do processo de eleição. “Além de poder aprender sobre a administração pública e propor ideias para nossa cidade, o vereador mirim tem a oportunidade de entender o dever e a responsabilidade de representar sua classe”, explica o chefe do Legislativo.

Para participar, as escolas públicas e privadas deverão se inscrever no período de 18 a 28/10, através do e-mail: camaramirim@itapema.sc.leg.br . O edital já está disponível para consulta pública no site www.itapema.sc.leg.br

O que é a Câmara Mirim?
O Câmara Mirim é um programa com ação educativa, promovido pelo Poder Legislativo que simula a atividade legislativa, desde a elaboração de Projetos de Lei, até a votação em comissões da Câmara e no Plenário. Estudantes do ensino fundamental fazem o papel de vereadores mirins e apresentam, debatem e votam propostas para nossa cidade, trazendo ao poder público o dinamismo da juventude e levando às escolas à prática da cidadanias.
 
Como participar?
Crianças e adolescentes do 5º ao 8º ano do ensino fundamental da rede pública e privada de Itapema podem participar do programa “Câmara Mirim”, as escolas deverão inscrever-se através do edital disponível no site da Câmara Municipal (www.itapema.sc.leg.br). Todas escolas de Itapema já receberam o material, e podem estimular seus alunos a participar da eleição.

Fonte: Visor Notícias

Política

Deputada Paulinha vistoria obras no Morro de Zimbros e diz que novo acesso é “sonho realizado”

A parlamentar assegurou, em recursos estaduais para a obra do Morro do Zimbros mais de R$ 8 milhões

Política

Itapema terá Câmara de Vereadores itinerante em 2022

Um projeto do atual presidente da Câmara de Itapema, vereador Alexandre Xepa (Progressista), está cada dia mais perto de sair do papel. Com a aprovação unânime do Projeto de Resolução nº 06/2021, neste dia 19/10, […]

Política

STF rejeita ação contra atos e falas do presidente durante a pandemia

Plenário virtual rejeitou por 8 votos a 2 ação apresentada pelo PSOL

Política

Presidentes da Fecomércio/SC e Facisc cumprem agenda no governo de SP

Após a reunião, os presidentes das entidades foram recebidos pelo governador João Doria

Mais notícias

Geral

Polícia procura pais de criança de 2 anos encontrada na rua em Itapema

A criança ainda não se expressa com clareza, por tanto não foi possível saber onde reside

Segurança

Pai e tio estupravam meninas de sete e 14 anos com o consentimento da mãe

Um caso chocante chamou a atenção de moradores de Sapiranga, no Rio Grande do Sul, o pai e a mãe de duas crianças, de sete e 14 anos, foram presos envolvidos em um caso de […]