keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Itajaí reforça ações de combate e prevenção a Covid-19 nas unidades escolares

O ambulatório está sendo montado em parceria com a Saúde e ficará localizado na Secretaria de Educação.

Screenshot 50 Visor Notícias
Foto: Divulgação Prefeitura de Itajaí

O Município de Itajaí está reforçando as medidas de combate e prevenção do coronavírus nas escolas e creches da rede municipal. Na próxima semana, será aberto um ambulatório exclusivo para profissionais da Educação com suspeita de Covid-19. A intenção é oferecer atendimento ágil para garantir a segurança de servidores e alunos. A medida complementa as demais ações adotadas desde o começo do ano letivo para controle do vírus e manutenção das aulas, que são consideradas atividades essenciais pelo Governo do Estado (Lei 18.032/2020).

O ambulatório está sendo montado em parceria com a Saúde e ficará localizado na Secretaria de Educação. Os profissionais que tiverem sintomas da doença, como febre, dor de cabeça, dor no corpo, perda de olfato/paladar ou coriza, e os que tiverem contato próximo de casos positivos (mais de 15 minutos de convivência sem uso de máscara com menos de 1,5 de distanciamento) serão encaminhados para avaliação no local. Estudantes com suspeita da doença continuam com atendimento nas unidades da rede municipal de saúde.

“Temos colocado à disposição de todos os profissionais da Educação e também dos alunos consultas médicas e testes nos postos de saúde próximos às unidades de ensino em parceria com a Secretaria da Saúde. Além disso, a Vigilância Sanitária tem realizado fiscalizações dentro das escolas para garantir o cumprimento das regras. Também realizamos a desinfecção e limpeza de todos os ambientes quando há registro de casos positivos. Estamos adotando vários protocolos com o máximo de cuidado para proteger a vida de todos”, reforça a secretária de educação, Elisete Furtado Cardoso.

Controle e prevenção

Além da implantação do ambulatório, a Secretaria Municipal de Educação tem seguido todos os protocolos de segurança e medidas sanitárias estabelecidas pelo Plano de Contingência para Educação (Plancon) dentro das unidades escolares. Escolas e creches estão abastecidas com totens de álcool em gel, tapetes sanitizantes, máscaras, face shield e guarda-pós para profissionais que trabalham com bebês. As regras de distanciamento também são cobradas a todo tempo pelos gestores e profissionais, que também orientam os alunos sobre as medidas preventivas.

A retomada das aulas segue o modelo híbrido, intercalando atividades presenciais e remotas. As unidades utilizam o sistema de escalonamento, ou seja, uma semana um grupo de alunos frequenta a escola, enquanto outro fica em casa, com atividades e aulas não presenciais. Na outra semana, os grupos se revezam. Pais ou responsáveis também podem escolher o modelo de aulas 100% remoto para o estudante.

Outra medida adotada pela Educação é o afastamento de servidores que estão nos grupos de risco, como doentes crônicos, gestantes e idosos com mais de 60 anos. Em caso de risco à saúde, a perícia médica dispensa o profissional do trabalho presencial. Até o momento, 87 pessoas foram enquadradas nesta situação e seguem desenvolvendo atividades remotas.

Antes do início do ano letivo, o Município também disponibilizou testagem rápida para todos os profissionais da Educação. Entre os dias 03 e 06 de fevereiro, 1.928 servidores fizeram o exame. Na ocasião, 1.558 testaram negativo e 292 positivo (residentes em Itajaí). Nenhum dos casos precisou ser afastado, pois já tinha passado o período de transmissão do vírus.

Segundo dados da Perícia Médica de Itajaí, 34 profissionais da Rede Municipal de Ensino foram afastados de suas funções no período de 01 de fevereiro a 05 de março. Estas pessoas tiveram testes positivos para a Covid-19 e receberam atestado para afastamento, conforme orientação médica.

“A recomendação é que pessoas com suspeita de Covid-19 procurem atendimento de imediato. Contatos com casos positivos também devem passar por avaliação. Todos os afastamentos e condutas a serem adotadas nas unidades escolares ficam a critério do médico”, informa a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Coronavírus

Marina Silva continua internada para tratamento de Covid-19

Ministra deu entrada no hospital no último sábado

Coronavírus

OMS decreta fim da pandemia de Covid-19

Mundo acumulou 765 milhões de casos da doença e 6,9 milhões de mortes em pouco mais de três anos

Coronavírus

Centro de Testagem para Covid-19 de Itajaí terá horário de atendimento ampliado

A partir de segunda-feira (28), o serviço, que fica ao lado do Laboratório Municipal, irá atender 24 horas por dia

Coronavírus

Casos graves de Covid-19 crescem em todo o país

Ao todo, já foram registrados no país 267.226 casos de SRAG em 2022

Coronavírus

Balneário Camboriú recebe vacinas contra a Covid-19

Frascos de Pfizer recebidos serão destinados às doses de reforço de gestantes, puérperas e adolescentes de 12 a 17 anos de idade

Mais notícias

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)