keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Itajaí reforça ações de combate e prevenção a Covid-19 nas unidades escolares

O ambulatório está sendo montado em parceria com a Saúde e ficará localizado na Secretaria de Educação.

X
Foto: Divulgação Prefeitura de Itajaí

O Município de Itajaí está reforçando as medidas de combate e prevenção do coronavírus nas escolas e creches da rede municipal. Na próxima semana, será aberto um ambulatório exclusivo para profissionais da Educação com suspeita de Covid-19. A intenção é oferecer atendimento ágil para garantir a segurança de servidores e alunos. A medida complementa as demais ações adotadas desde o começo do ano letivo para controle do vírus e manutenção das aulas, que são consideradas atividades essenciais pelo Governo do Estado (Lei 18.032/2020).

O ambulatório está sendo montado em parceria com a Saúde e ficará localizado na Secretaria de Educação. Os profissionais que tiverem sintomas da doença, como febre, dor de cabeça, dor no corpo, perda de olfato/paladar ou coriza, e os que tiverem contato próximo de casos positivos (mais de 15 minutos de convivência sem uso de máscara com menos de 1,5 de distanciamento) serão encaminhados para avaliação no local. Estudantes com suspeita da doença continuam com atendimento nas unidades da rede municipal de saúde.

“Temos colocado à disposição de todos os profissionais da Educação e também dos alunos consultas médicas e testes nos postos de saúde próximos às unidades de ensino em parceria com a Secretaria da Saúde. Além disso, a Vigilância Sanitária tem realizado fiscalizações dentro das escolas para garantir o cumprimento das regras. Também realizamos a desinfecção e limpeza de todos os ambientes quando há registro de casos positivos. Estamos adotando vários protocolos com o máximo de cuidado para proteger a vida de todos”, reforça a secretária de educação, Elisete Furtado Cardoso.

Controle e prevenção

Além da implantação do ambulatório, a Secretaria Municipal de Educação tem seguido todos os protocolos de segurança e medidas sanitárias estabelecidas pelo Plano de Contingência para Educação (Plancon) dentro das unidades escolares. Escolas e creches estão abastecidas com totens de álcool em gel, tapetes sanitizantes, máscaras, face shield e guarda-pós para profissionais que trabalham com bebês. As regras de distanciamento também são cobradas a todo tempo pelos gestores e profissionais, que também orientam os alunos sobre as medidas preventivas.

A retomada das aulas segue o modelo híbrido, intercalando atividades presenciais e remotas. As unidades utilizam o sistema de escalonamento, ou seja, uma semana um grupo de alunos frequenta a escola, enquanto outro fica em casa, com atividades e aulas não presenciais. Na outra semana, os grupos se revezam. Pais ou responsáveis também podem escolher o modelo de aulas 100% remoto para o estudante.

Outra medida adotada pela Educação é o afastamento de servidores que estão nos grupos de risco, como doentes crônicos, gestantes e idosos com mais de 60 anos. Em caso de risco à saúde, a perícia médica dispensa o profissional do trabalho presencial. Até o momento, 87 pessoas foram enquadradas nesta situação e seguem desenvolvendo atividades remotas.

Antes do início do ano letivo, o Município também disponibilizou testagem rápida para todos os profissionais da Educação. Entre os dias 03 e 06 de fevereiro, 1.928 servidores fizeram o exame. Na ocasião, 1.558 testaram negativo e 292 positivo (residentes em Itajaí). Nenhum dos casos precisou ser afastado, pois já tinha passado o período de transmissão do vírus.

Segundo dados da Perícia Médica de Itajaí, 34 profissionais da Rede Municipal de Ensino foram afastados de suas funções no período de 01 de fevereiro a 05 de março. Estas pessoas tiveram testes positivos para a Covid-19 e receberam atestado para afastamento, conforme orientação médica.

“A recomendação é que pessoas com suspeita de Covid-19 procurem atendimento de imediato. Contatos com casos positivos também devem passar por avaliação. Todos os afastamentos e condutas a serem adotadas nas unidades escolares ficam a critério do médico”, informa a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira. 

Fonte: Visor Notícias

Coronavírus

Santa Catarina ultrapassa um milhão de doses aplicadas contra a Covid-19

As doses aplicadas tiveram como foco os trabalhadores de saúde, idosos de 65 anos ou mais, comunidade quilombola, população indígena e pessoas com deficiência institucionalizadas e idosos em instituições de longa permanência.

Coronavírus

SC receberá mais de R$ 20 milhões para Centros de Atendimento Covid

Os recursos destinados para os 99 municípios serão para as competências financeiras de abril a junho.

Coronavírus

Vacinação contra a Covid-19 pode ser agendada de forma online em São José

No site, o cadastro está liberado para todos, porém agora o QR-Code está sendo enviado via Whatsapp.

Coronavírus

SC confirma 45 novos casos da variante brasileira e dois casos novos casos da variante do Reino Unido

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) reforça que os cuidados de prevenção à Covid-19 devem ser adotados por toda população catarinense para redução da transmissão do coronavírus.

Coronavírus

Santa Catarina ultrapassa 12 mil mortes por coronavírus

Casos de infecção pelo novo coronavírus já foram confirmados em todos os 295 municípios de Santa Catarina.

Mais notícias

Segurança

Ladrão é preso furtando pacotes de sucos em residência de SC

De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria informado que ao chegar em casa percebeu que as janelas dos fundos estavam arrombadas e com a tranca estourada

Segurança

Ator Felipe Titto é detido após abordar homem que abandonou cachorro em rodovia no RS

Felipe disse que que ficou alterado por causa da cena que tinha presenciado