keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Instituto do Meio Ambiente firma parcerias com municípios de SC para gerenciamento de resíduos sólidos

A iniciativa integra o Programa Penso, Logo Destino do IMA para conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses no descarte adequado, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa.

pneu logistica reversa residuos solidos 20210422 1523808933 Visor Notícias
Foto: Divulgação / IMA

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) firma Termo de Cooperação com oito municípios da Grande Florianópolis nesta sexta-feira (23), com a finalidade de promover o gerenciamento ambientalmente correto de resíduos sólidos. A iniciativa integra o Programa Penso, Logo Destino do IMA para conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses no descarte adequado, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa.

Com o Termo de Cooperação, os municípios de Antônio Carlos, Governador Celso Ramos, São Pedro de Alcântara, Rancho Queimado, Anitápolis, São Bonifácio, Nova Trento e Canelinha se comprometem a, em conjunto com o IMA, definir e promover medidas que despertem a conscientização da população e as orientações necessárias à mudança de comportamento.

Desta forma, cabe aos municípios, a viabilização de Pontos de Consolidação, que podem ser a Central de Triagem, devidamente licenciada, ou outro local específico para armazenamento temporário dos produtos entregues nos coletores. Os itens serão guardados no local até que sejam efetivamente recolhidos pelas Entidades Gestoras que providenciarão a destinação final ambientalmente adequada.

As prefeituras e IMA também trabalharão de forma articulada para a divulgação dos pontos de coleta, buscando a maior participação dos moradores para a entrega e destinação correta dos materiais. Para o presidente do IMA, Daniel Vinícius Netto, essa é uma primeira, mas fundamental etapa para a mudança de comportamento de toda a população.

“O IMA, por meio desta cooperação inédita com os municípios, visa promover uma maior conscientização de todas as pessoas com relação ao destino dos resíduos que produzimos. Pouco a pouco, material a material, dia a dia, cidade a cidade, vamos conseguir transformar atitudes em hábitos e fazer com que as nossas ações sejam aliadas do meio ambiente”, reforça.

O Termo de Cooperação tem prazo de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período. Estes são os primeiros municípios a aderirem formalmente ao Programa. A intenção é que nos próximos anos o projeto chegue a todo o estado.

Programa Penso, Logo Destino
Com o Programa, Santa Catarina torna-se o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa, atuando como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido. No Brasil, há ações isoladas de municípios no intuito de garantir que os resíduos completem o ciclo da Logística Reversa, mas uma operação sistematizada que tem como foco atingir todas as cidades é uma ação inédita no país.

O Programa Penso, Logo Destino, idealizado pela Coordenadoria Regional do IMA em Florianópolis, será executado em três etapas: Logística Reversa, Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos. A intenção é que após o desenvolvimento das três fases do projeto, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla e reutiliza e que menos produz resíduos.

Logística Reversa
A primeira fase do Projeto consiste na implantação de ações voltadas aos consumidores para a devolução dos produtos e embalagens após a utilização. Os produtos que devem ser devolvidos aos comerciantes são lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias.

Já os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm, nesta etapa, a responsabilidade de estruturar e implementar sistemas de logística reversa para que o material recolhido tenha a destinação adequada e mais ecologicamente correta.

Para isso, o IMA firmou parcerias com entidades gestoras que irão instalar pontos de coleta nos municípios que aderirem ao Programa, além de promover campanhas de conscientização e arrecadação dos materiais.

Por meio do recolhimento, os materiais recebem a destinação correta e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia.

O Projeto Penso, Logo Destino tem como parceiros a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria da Saúde, as prefeituras, entre outras entidades.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2718

Prêmio acumulado pagará R$ 6,5 milhões nesta terça-feira (30)

Geral

Biólogo catarinense encontra espécie rara de fungo nas matas de SC

Fungo do gênero Microglossum havia sido coletado no Brasil uma única vez em 1931

Geral

Filhotes de gato presos em churrasqueira são resgatados no Alto Vale

Segundo o Batalhão de Bombeiros Militar, os gatos tinham apenas três dias de vida

Geral

Cozinheiro produz pudim de quase dez quilos em Lages

Helton Angelo se desafiou a fazer o maior pudim do Brasil

Geral

Bebê nasce a caminho do hospital no Planalto Norte

Equipe precisou fazer parto da bebê dentro da ambulância

Mais notícias

Geral

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2718

Prêmio acumulado pagará R$ 6,5 milhões nesta terça-feira (30)