keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Indígena de 26 anos é assassinado a tiros no Vale do Itajaí

Comunidade vive momento de tensão devido a conflitos relacionados à demarcação de terras

Indigena assassinado Xokleng 944x531 1 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Um trágico incidente abalou a comunidade Bonsucesso, localizada na divisa de Itaiópolis com José Boiteux, no Vale do Itajaí, onde um jovem indígena de 26 anos foi encontrado morto na manhã deste sábado (27). Identificado como Ariel Pauliano, da etnia Xokleng, o corpo do jovem apresentava ferimentos de tiros e possíveis sinais de pauladas, além de ter sido parcialmente incendiado. Acredita-se que ele tenha sido vítima de uma emboscada na noite anterior, quando saiu de casa para comprar alimentos. O Ministério Público Federal em Blumenau está monitorando o caso, que já mobilizou a Polícia Civil, a Polícia Militar de Santa Catarina e peritos da Polícia Federal de Joinville.

A comunidade onde ocorreu o crime vive um momento de tensão devido a conflitos relacionados à demarcação de terras. Recentemente, a situação foi agravada pelo fechamento da Barragem José Boiteux durante as enchentes do ano passado, intensificando os conflitos na região. Segundo relatos locais, também houve disparos contra residências, aumentando o medo entre os membros da comunidade. A procuradora Luciana da Luz Fontes, atuante no caso, expressou preocupação com a segurança da área.

O incidente ocorreu enquanto os pais do jovem estavam em Brasília, participando de mobilizações contra o Marco Temporal, uma causa importante para os povos indígenas. Eles e o cacique-geral Setembrino Camlem, que também estava na capital federal, estão retornando para o estado após serem informados sobre o assassinato. A situação exige uma atenção especial das autoridades para garantir a segurança e os direitos da comunidade indígena local, principalmente no contexto atual de disputa por terras.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Eduardo
Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Homem morre em acidente na SC-410 em Canelinha

A vítima estava em um Fiat/Uno quando foi atingido por uma caminhonete

Segurança

Polícia apreende quase 500 garrafas de vinho argentino cujo destino era Itajaí

Carga estava no porta-malas de um automóvel conduzido por um homem de 55 anos

Segurança

VÍDEO: Mandante de homicídio é preso no Centro de Balneário Camboriú

Ação faz parte das investigações sobre o homicídio de Marcos Antônio Serpa, ocorrido em janeiro

Segurança

Homem é preso por associação criminosa em SC

A captura ocorreu após um intercâmbio de informações de inteligência entre as forças de segurança pública

Segurança

Quinze mil maços de cigarros são apreendidos em rodovia de SC

O automóvel e a carga foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal

Mais notícias

Tempo

Chuva forte volta a atingir o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (10)

Santa Catarina também deve receber volumes que podem passar dos 100 milímetros

Segurança

Homem morre em acidente na SC-410 em Canelinha

A vítima estava em um Fiat/Uno quando foi atingido por uma caminhonete