keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Governo de SC entrega reforma da Previdência nesta segunda, mas segue negociando com servidores da segurança

O governo de Santa Catarina deve entregar à Assembleia Legislativa de SC (Alesc) nesta segunda-feira (28), às 17h, os projetos que compõem a reforma da Previdência estadual. A expectativa é de que alguns secretários estejam […]

X
RCN/Arquivo

O governo de Santa Catarina deve entregar à Assembleia Legislativa de SC (Alesc) nesta segunda-feira (28), às 17h, os projetos que compõem a reforma da Previdência estadual. A expectativa é de que alguns secretários estejam presentes na entrega, sem confirmação ainda do governador Carlos Moisés da Silva. O presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), receberá a proposta. O encontro ocorrerá no plenarinho. 

A entrega estava prevista para a semana passada, mas foi adiada após discussões com servidores da segurança pública. As carreiras da Polícia Civil, principalmente, são as que mais reclamam da proposta do Executivo. O governo afirma que vai entregar a reforma original à Alesc, mas vai seguir as negociações. Segundo o secretário da Casa Civil, Eron Giordani, o Executivo seguirá discutindo alternativas “durante o curso de tramitação da reforma” e deve entregar emendas ao projeto nos próximos dias. 

Representantes de servidores da segurança pública ligados à Polícia Civil e à Polícia Penal afirmaram que o governo cedeu e admitiu a possibilidade de novas regras, que ainda vão ser oficializadas. Essa alternativa foi considerada “razoável” pelas categorias. 

Atualmente, a Secretaria de Estado da Fazenda repassa R$ 5 bilhões por ano para cobrir o rombo da Previdência. A projeção é de que o texto original da reforma, que ainda pode ser desidratado na Alesc, “solucione” 26% desse déficit. Além disso, a proposta não mexe no sistema de proteção social dos militares, que está regrado por legislação federal e corresponde a 25% do déficit anual, e nem considera uma série de reajustes que serão concedidos a partir de 2022.

Moisés tem dito que a proposta é a “cereja do bolo” entre as suas medidas de cortes de gastos, mas admite que será necessária uma nova reforma daqui a alguns anos.

Rede Catarinense de Notícias

Fonte: Visor Notícias

Política

A retomada gradativa das atividades fez aumentar o número de acidente em todo o Brasil

Acidentes aumentam A retomada gradativa das viagens de turismo, de negócio e das atividades do dia-a-dia pela população, mesmo diante das restrições por causa da pandemia do Covid-19, recrudesceu os números de acidentes nas rodovias […]

Política

Roberto Requião deixa o MDB depois de 40 anos

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Política

“Meu nome é Enéas”, biografia não autorizada está em fase final

Leia Coluna Esplanada desta segunda-feira (02) direto de Brasília

Política

O PSD vai ter candidato a governador em Santa Catarina, afirma Gilberto Kassab

Presidente nacional do partido esteve em Florianópolis nesta sexta

Política

Presidente do IMP e Delegado da Marinha se reúnem para firmar parceria

Objetivo da parceria é desenvolver ações de proteção ao meio ambiente

Mais notícias

Geral

Japão vê disseminação inédita da covid-19 e recorde de casos em Tóquio

Mas ele sinalizou a possibilidade de reverter a diretriz, já que a decisão de pedir que alguns doentes fiquem em casa gera críticas de especialistas médicos por colocar vidas em risco.

Geral

Menino de 14 anos mata o pai para defender mãe de agressões em condomínio de luxo de SP

Aos policiais, o filho do empresário relatou que os episódios de violência doméstica contra a mãe e contra ele eram frequentes.