keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Florianópolis reabre matrículas na rede pública municipal de ensino após intervenção do MPSC

Após intervenção do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Município de Florianópolis reabriu as solicitações de matrículas na educação infantil e fundamental da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2020. As […]

escola 1536x944 1 Visor Notícias
Divulgação

Após intervenção do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Município de Florianópolis reabriu as solicitações de matrículas na educação infantil e fundamental da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2020. As matrículas estavam suspensas desde março devido à pandemia de covid-19.

Após reuniões entre os Promotores de Justiça Júlio César Mafra, titular da 15ª PJ da Capital, e Marcelo Brito de Araujo, titular da 25ª PJ da Capital, e a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SME), as matrículas foram retomadas no dia 1º de agosto, sendo realizadas exclusivamente de maneira on-line.

Em nova reunião nesta quarta-feira (26/8), a SME informou que, desde então, ao menos 300 crianças já foram efetivamente matriculadas na rede e inseridas no sistema de ensino remoto atualmente em vigência.

O pedido do MPSC teve como base o direito das crianças e adolescentes à educação, que está previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e Adolescente. Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96) destaca, em seu artigo 11, a incumbência do município em oferecer educação infantil e ensino fundamental.

As tratativas para reabertura das inscrições também levaram em consideração a preocupação do MPSC com um possível aumento na procura por vagas na rede pública durante a pandemia e a consequente migração de estudantes das escolas particulares. O pedido se atentou, ainda, ao fato de que as matrículas da rede estadual permaneceram abertas durante esse período, o que fez com que crianças do município acabassem recorrendo às vagas estaduais para não ficar de fora do sistema educacional.

Os pais ou responsáveis interessados em realizar matrícula na rede municipal devem acessar o portal da Prefeitura Municipal de Florianópolis (www.pmf.sc.gov.br), no ícone “Matrículas 2020” e selecionar a opção “pré-escola” ou “educação fundamental”, entre os dias 1º e 20 de agosto a novembro de 2020. As inscrições para as crianças em idade de creche (de 4 meses a 3 anos, 11 meses e 29 dias) continuam suspensas.

Para validação da matrícula, é necessário anexar a cópia de documentos obrigatórios, que deverão ser apresentados fisicamente quando as atividades presenciais retornarem.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o setor responsável da Secretaria Municipal de Educação pelos telefones (48) 3251-6128, (48) 3251-6108 e (48) 3251-6105 ou pelo e-mail [email protected], no período vespertino.

Os pais que desejem vaga em escola pública estadual devem procurar diretamente a unidade educativa por telefone ou e-mail (http://serieweb.sed.sc.gov.br/cadueportal.aspx), devendo também, nesse caso, encaminhar cópia para o e-mail [email protected].

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Caminhão bate em carro e vai parar em cima de mureta; confira as fotos

O acidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira (26), em Joinville

Geral

Incêndio em pousada deixa dez mortos; ainda há hospedes desaparecidos

A pousada situada em Porto Alegre, operava de forma irregular

Geral

Reforma Tributária zera impostos em 15 itens da cesta básica

Outros 14 alimentos terão alíquota reduzida em 60%

Geral

Santa Catarina é o estado com maior segurança alimentar no Brasil

Estado se destaca também pela menor desigualdade de renda no País

Geral

Mãe de menina autista ameaça trabalhadora em cinema por não vender pipoca via pix

Estabelecimento fica em Tubarão, no Litoral de Santa Catarina

Mais notícias

Saúde

Porto Belo utiliza cães para aprimorar processo terapêutico em pacientes autistas

O programa "Aumigos'' utiliza a Terapia Assistida por Cães (TAC), para aprimorar as abordagens terapêuticas destinadas a pacientes autistas

Segurança

Funcionário da coleta de lixo agride cachorro durante trabalho em SC; confira o vídeo

A situação foi capturada por uma câmera de seguraça residencial em Rio do Sul na noite de quarta-feira (24)