keyboard_backspace

Página Inicial

Esportes

Fesporte inova com conteúdo de inclusão para deficientes

A Assessoria de Comunicação e Marketing (Ascom) da Fesporte desenvolve uma estratégia que beneficia, inicialmente, os deficientes visuais

O respeito às diferenças, combinado com a responsabilidade e compromisso com a comunicação, deu origem ao projeto de inclusão voltado ao atendimento às pessoas com necessidades especiais na Fundação Catarinense de Esporte. A Assessoria de Comunicação e Marketing (Ascom) da Fesporte desenvolve uma estratégia que beneficia, inicialmente, os deficientes visuais.

Desde a primeira semana de março, matérias institucionais publicadas no site oficial da Fundação, as ditas “matérias faladas”, já contam com sonorização. O texto produzido pela equipe de jornalistas da Ascom é publicado e, em seu rodapé, uma mídia de áudio é adicionada com a narração do conteúdo escrito. A reprodução é por meio de um aplicativo (SoundCloud) que permite visualizar o tempo de reprodução bem como compartilhá-lo instantaneamente em redes sociais (Facebook, Twitter) e até mesmo enviá-lo por e-mail.

O conteúdo também pode ser baixado na mesma plataforma que foi publicado. Trata-se de uma alternativa importante que permite às emissoras de rádio, dependendo da importância e conteúdo da informação, reproduzirem o arquivo na grade diária de suas programações esportivas: “Fizemos uma pesquisa e não encontramos algo semelhante. Qualificamos a iniciativa de inovadora e, principalmente, extremamente respeitosa às pessoas com necessidades especiais”, afirma o presidente Rui Godinho. 

A primeira iniciativa voltada ao atendimento de pessoas com deficiências visuais (DV) faz parte de um grande projeto implantado em 2019 durante as ações esportivas previstas no calendário da Fesporte. Nos Jogos Abertos Paradesportivos (Parajasc), que têm a participação de atletas com inúmeras deficiências, a equipe Ascom projeta implantar outros métodos de comunicação.

Produções em vídeo, por exemplo, vão dispor de legenda integral no rodapé da mídia ou descrição na linguagem de Libras para atender as necessidades dos surdos. Outra inovação para 2019 será a aplicação, no sistema de escrita em Braille, da identificação dos troféus e medalhas distribuídas em todas as competições. O modelo permitirá gravar, em relevo, a colocação obtida por cada atleta.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Esportes

Serra do Rio do Rastro ficará interditada sábado (04) e domingo (05)

Interdição se dará em função da realização do evento esportivo Rio do Rastro Marathon 2024

Esportes

Atletas participam de escalada em prédio histórico de Florianópolis

Competição faz parte da programação da 10ª Maratona Cultural na Capital

Esportes

Criciúma goleia no Rio e derruba técnico do Vasco

Ramón Díaz teve demissão anunciada menos de 15 minutos após o término da partida

Esportes

Florianópolis terá alterações no trânsito em função da 27ª edição do Revezamento Volta à Ilha

Organização do evento alerta para possíveis retenções no trânsito ao longo do sábado

Esportes

Associação de Surf de Balneário Camboriú retoma atividades com competição

BC Surf Treino ocorre neste domingo, a partir das 8h, no Pontal Norte

Mais notícias

Segurança

Operação contra corrupção prende vereador no Oeste

A investigação aponta um aumento nas contratações do setor, com um orçamento de R$ 19 milhões, seis vezes maior que a média de municípios semelhantes