keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Espetáculo que conta a história da paquistanesa Malala vai circular por seis cidades catarinenses

Escolas de Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, São José, Florianópolis e Palhoça receberão a peça gratuita entre os dias 06 e 28 de junho

Divulgação

A segunda etapa da circulação do espetáculo para infância “A sua voz – Uma peça sobre Malala” passará por mais seis cidades do Litoral catarinense neste mês de junho. Promovida pelo Coletivo Mar Cultural (Florianópolis/SC) com patrocínio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Fort Atacadista, a iniciativa já passou por seis cidades do Oeste de SC e agora contemplará 14 escolas da região com apresentações gratuitas da peça. A circulação iniciou na segunda-feira (06), em Joinville, e segue pelas cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, São José, Florianópolis e Palhoça até o dia 28 de junho.

Com direção de Maria Amélia Gimmler e atuação de Raquel Stüpp, o espetáculo “A sua voz – Uma peça sobre Malala” conta a história da vida da corajosa menina paquistanesa Malala e convida o público a refletir sobre o direito à educação para todos e todas. A peça, que tem classificação livre e duração de 35 minutos, será apresentada para crianças de 6 a 12 anos e seus professores.

O objetivo é fazer com que a história da ativista paquistanesa Malala Yousafzai inspire mais crianças e promova uma reflexão sobre a importância da educação e da equidade.

“É uma oportunidade incrível e uma alegria poder viajar com essa peça e contar essa história pra tantas crianças, de lugares tão distintos. Estamos numa grande expectativa para esses encontros com o público das escolas, depois de 2 anos sem essas atividades presenciais. E também ansiosas com o retorno das crianças sobre o espetáculo, que é sempre imediato, sincero e muitas vezes surpreendente”, ressalta a atriz Raquel Stüpp.

Além destas apresentações, serão realizadas seis oficinas-contadoras de história em creches de Balneário Camboriú e Florianópolis, como contrapartida social. O público-alvo destas atividades são professores e crianças de 3 a 5 anos, como forma de potencializar a abrangência do projeto e a formação de plateia infantil desde a mais tenra idade, além de inspirar e instrumentalizar os docentes para desdobrarem a atividade de contação de história em sala de aula.

Projeto leva arte e cultura para além dos grandes centros

O projeto de circulação do espetáculo para infância “A sua voz – Uma peça sobre Malala” é aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Celesc e Fort Atacadista. A realização é do Coletivo Mar Cultural, Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo.

“A lei federal e o patrocínio cultural que viabilizaram esta iniciativa são fundamentais para difundir os valores de democratização e descentralização do acesso à arte e à cultura. O incentivo também nos permitirá levar o teatro e as oficinas culturais para escolas e creches públicas, de forma totalmente gratuita, podendo ir além das regiões dos grandes centros”, destaca Marina Monteiro, uma das coordenadoras do projeto.

“Nosso propósito traz como essência a transformação, queremos nos transformar e também transformar as pessoas e o ambiente ao nosso redor. Acreditamos que incentivar a cultura e torná-la acessível a todos os públicos é um caminho”, complementa Anna Luiza Corbelino, coordenadora de ESG do Grupo Pereira, um dos patrocinadores do projeto.

Mais informações sobre a programação podem ser conferidas pelo Instagram @coletivomarcultural e @asuavozmalala.

Sobre o espetáculo

“A sua voz – uma peça sobre Malala” estreou em setembro de 2019 em formato de espetáculo solo, realizando apresentações em escolas e teatros. Com a chegada da pandemia e a agenda do trabalho cancelada, a atriz Raquel Stüpp e a diretora Maria Amélia Gimmler trabalharam juntas para criar uma versão audiovisual do espetáculo. Neste formato, foram realizadas diversas apresentações em 2020 e 2021, em escolas, festivais e eventos. Em 2022, com a retomada dos espetáculos presenciais, a peça circulará por 12 cidades de Santa Catarina nos meses de maio e junho.

Confira a programação da segunda etapa do projeto:

06, 07 e 08 junho – 2ª feira, 3ª feira e 4ª feira
Município: Joinville
Escola Municipal Professora Maria Regina Leal
Escola Municipal Gov. Pedro Ivo Campos
Escola Municipal Dr. José Antônio Navarro Lins

09 e 10 de junho – 5ª feira e 6ª feira
Município: Itajaí
Escola Básica Aníbal César
Escola Básica José Potter

13, 14 e 15 de junho – 2ª feira, 3ª feira e 4ª feira
Município: Balneário Camboriú
Centro Educacional Municipal (CEM) Armando Cesar Ghislandi
Centro Educacional Municipal (CEM) Vereador Santa
Núcleo de Educação Infantil (NEI) Bom sucesso (oficinas)

20 e 21 de junho – 2ª feira e 3ª feira
Município: São José
Colégio Municipal Maria Luiza de Melo
Centro Educacional Municipal (CEM) Antônio Francisco Machado

22, 23 e 24 de junho – 4ª feira, 5ª feira e 6ª feira
Município: Florianópolis
Colégio de Aplicação UFSC
Escola Básica Municipal Herondina Zeferina Medeiros
Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Ingleses I (oficinas)
Escola Básica Municipal José do Vale Pereira
Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Judite Fernandes de Lima (oficina)

27 e 28 de junho – 2ª feira e 3ª feira
Município: Palhoça
Escola Professora Laurita Wagner da Silveira
Escola Básica Nossa Senhora de Fátima

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cultura e Lazer

Feira levou expositores e muita música para a Praça da Paz de Itapema

A Praça da Paz ficou lotada durante o período de duração da feira

Cultura e Lazer

Festa do Peixe deve distribuir 10 toneladas de pescado em Itajaí

Evento encerra as comemorações dos 162 anos de Itajaí

Cultura e Lazer

Feira Internacional da Música do Sul terá etapa catarinense em Itajaí

Boletim Epidemiológico confirma ainda 211 casos da doença em 2022, uma redução de 40% em relação ao ano passado

Cultura e Lazer

Segunda edição do Bombinhas Blues Festival agita baixa temporada da região

Grandes nomes do blues brasileiro e internacional espalham o ritmo pela belíssima Bombinhas e aquecem o inverno da península

Cultura e Lazer

Balneário Camboriú recebe o festival Mundo dos Vinhos no sábado (25)

Com degustação gratuita de queijos, massas e rótulos de diferentes vinícolas, unidade do Fort Atacadista na rua Acre também terá música ao vivo

Mais notícias

Economia

Lojas do Fort Atacadista de SC passam a aceitar todos os cartões de crédito

Além da economia e variedade, os clientes das 32 lojas no estado já contam com mais essa facilidade no pagamento; novidade passa a valer também para o Delivery Fort

Economia

Altevir Baron é finalista do Prêmio Personalidade de Vendas 2022

Diretor de mercado da FG Empreendimentos representa o segmento da construção civil nesta que é umas das mais tradicionais premiações do mercado