keyboard_backspace

Página Inicial

Tecnologia

Elon Musk diz produzir chip capaz de curar a cegueira

Macacos cegos foram submetidos a testes e passaram à enxergar; há projeções de que essa inovação possa superar a visão humana no futuro

1 elon musk 1 31257126 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Quando a Neuralink criou o chip cerebral, seu propósito inicial era auxiliar pessoas com diversos tipos de paralisia, como a tetraplegia. No entanto, recentemente, o alcance do implante foi ampliado. De acordo com Elon Musk, o dispositivo agora tem a capacidade de restaurar a visão em casos de cegueira.

Macacos submetidos ao implante recuperaram a visão

A afirmação do magnata, divulgada em uma postagem na plataforma X, baseia-se em testes realizados até o momento apenas em primatas. Segundo Musk, o implante Blindsight possibilitou que os animais cegos recuperassem a visão.

Há projeções de que essa resolução possa superar a visão humana no futuro

Inicialmente, Musk revelou que a resolução das imagens transmitidas para o cérebro é baixa, assemelhando-se aos gráficos iniciais dos videogames Nintendo. No entanto, há projeções de que essa resolução possa superar a visão humana no futuro. O empresário enfatizou que nenhum dos macacos submetidos ao dispositivo Neuralink morreu ou sofreu ferimentos graves. As informações foram relatadas pela Euronews.

Controlar objetos com a mente?

No entanto, a capacidade do chip cerebral da Neuralink de permitir que os seres humanos controlem objetos com a mente tem gerado controvérsias em todo o mundo. Apesar do entusiasmo com essa inovação, os cientistas também manifestaram preocupações em relação ao dispositivo.

Em uma entrevista à revista Nature, cientistas levantaram questões sobre a transparência da empresa de Musk em relação ao experimento. O teste do chip cerebral em humanos não foi registrado no repositório ClinicalTrials.gov, que é gerenciado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA e é uma referência técnica para muitas instituições.

O neuroengenheiro da Universidade de Oxford, no Reino Unido, Tim Denyson, ressalta que não há informações sobre o local onde a empresa está realizando os implantes e quais resultados serão avaliados.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Olhar Digital

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tecnologia

Empresa catarinense de tecnologia brilha em evento de telecomunicações no México

A FiberX foi reconhecida como uma das maiores integradoras de tecnologia da América Latina

Tecnologia

Embraer vai produzir protótipo de carro voador ainda neste ano

Os primeiros testes de voo estão programados para acontecer em Gavião Peixoto, localizada a 330 km da capital paulista

Tecnologia

Apple marca evento para lançamento de iPads e acessórios

Os lançamentos devem ocorrer em 7 de maio; confira quais são:

Tecnologia

Cão-robô que custa aproximadamente R$ 8 mil é visto passeando em BC

O modelo identificado como Unitree Go2, foi popularizado recentemente pelo DJ Alok que também tem um

Tecnologia

WhatsApp traz atualizações; confira o que mudou:

Os filtros já estão sendo disponibilizados gradualmente e estarão acessíveis a todos os usuários nas próximas semanas

Mais notícias

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)