keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Deslizamento na BR-376 pode ter soterrado 30 pessoas, segundo bombeiros do PR

Duas mortes já foram registradas e seis pessoas resgatadas com vida no local

situação de emergência
Deslizamentos e alagamentos podem aumentar já que chuvas persistem até quarta-feira, 30 – Foto: PRF/Divulgação

O deslizamento de terra na BR-376, em Guaratuba, registrado durante a noite de segunda-feira (28), pode ter soterrado ao menos 30 pessoas, segundo estimativa do Corpo de Bombeiros do Paraná. Duas mortes já foram registradas e seis pessoas resgatadas com vida no local. Os trabalhos têm mobilizado uma grande equipe de militares, policiais, socorristas e bombeiros.

O Governo do Paraná, através do Gabinete de Crise, informou a situação do local na manhã desta quarta-feira (30), durante uma coletiva de imprensa para atualizar as informações. Segundo os órgãos de segurança, há risco de novos deslizamentos ocorrerem no trecho, o que tem prejudicado o andamento das operações de resgate das vítimas e também liberação da pista.

“Hoje conseguimos avançar na retirada de três veículos e de uma carreta, de onde foi retirado o segundo óbito”, diz o coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, comandante Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. Não havia pessoas nos carros. O corpo da segunda vítima fatal confirmada está sendo encaminhado para Curitiba, ainda sem identificação. A primeira vítima foi identificada como José Maria Pires, de 60 anos, motorista de um caminhão que ficou pendurado na rodovia após o deslizamento.

Para auxiliar no resgate de vítimas, as equipes também começaram a utilizar câmeras térmicas que detectam o calor, mesmo abaixo da terra, para tentar encontrar possíveis sobreviventes.  Apesar disso, nenhuma vítima foi localizada dessa maneira até o momento, até porque a chuva atrapalha o uso do dispositivo.

O comandante Vasco explica que, no início, a força-tarefa trabalhava com a estimativa de cerca de 30 a 50 vítimas, diante dos relatos de testemunhas que estavam no local durante o deslizamento. Porém, a estimativa diminuiu para 30 vítimas já que a operação trabalha, agora, com a possibilidade de menos veículos no local.

A Polícia Científica do Paraná informa que recebeu 19 contatos sobre pessoas possivelmente desaparecidas no local – alguns sobre uma mesma pessoa. O órgão entrevistou as famílias para que, após a localização das vítimas, seja mais fácil identificá-las.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Adolescente é espancado e torturado em escola particular de SC

Advogado defende que os dirigentes da escola sejam criminalmente responsabilizados por omissão

Segurança

Homem morre após cair em silo em SC

Jovem chegou a ser socorrido, mas não resistiu

Segurança

Operação interestadual recupera computador furtado em aeroporto de SC

Criminosos foram presos em flagrante ao desembarcarem em São Paulo

Segurança

Homem morre carbonizado em acidente de trânsito em SC

Acidente ocorreu por volta das 13h30 deste sábado (18)

Segurança

Mãe e filhas pulam janela para fugir de homens armados

"Eu ouvi vozes dentro da casa e, imediatamente, pulei pela janela com minhas filhas"

Mais notícias

Tempo

Rio Itajaí-Mirim extravasa e pode passar de 6 metros

Segundo a Defesa Civil, outros dois picos podem acontecer à meia-noite e às 5h da madrugada do domingo (19)

Tempo

VÍDEO: Alerta para risco de alagamentos em São João Batista

Segundo a DEfesa Civil, nível do Rio Tijucas atingiu 5,32 metros às 19h deste sábado (18)