keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Depois de 20 anos Furacão Catarina pode retornar?

O dia 27 de março ficou marcado pelos catarinenses; especialista revela se há chances do fenômeno acontecer novamente

base 452 18f 3a4 capa furaca o2 800x531 1 Visor Notícias
Foto: Arquivo/Reprodução/Internet

O dia 27 de março de 2004 permanece como um capítulo sombrio na memória dos catarinenses. Há duas décadas, o Estado foi atingido pelo “Furacão Catarina”, uma força titânica que fez sua primeira aparição registrada no Atlântico Sul, deixando aproximadamente 11 mortos e várias famílias desalojadas. O fenômeno assolou as regiões do Sul de Santa Catarina e do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, deixando um rastro de desespero e devastação.

Cerca de 14 municípios declararam Estado de Calamidade Pública e sete, Emergência. Estima-se que aproximadamente 33.165 mil pessoas ficaram desabrigadas e 78 pessoas ficaram feridas. Os prejuízos econômicos, de acordo com a Defesa Civil, ultrapassaram os R$ 850 milhões. Durante o fenômeno meteorológico, dez pescadores e um motorista, cujo veículo foi atingido pela queda de uma árvore, perderam a vida.

O diretor da Defesa Civil da época, Márcio Luiz Alves, recorda que Santa Catarina não estava preparada para enfrentar tais eventos naquele momento. No entanto, visando evitar um desastre ainda maior, o Governo do Estado possuía órgãos estruturados que permitiram a tomada de decisões oportunas. “Era crucial garantir que o pânico não se espalhasse entre os catarinenses, e as medidas foram tomadas no momento certo”, relembra Alves.

Será que o Furacão Catarina pode retornar para assombrar Santa Catarina?

O meteorologista Piter Scheuer explica que, embora seja possível, as chances são extremamente baixas. Segundo o especialista, para que o fenômeno se repita, diversos fatores atmosféricos precisariam se alinhar, desde a formação de um ciclone subtropical até a transformação em uma tempestade tropical e, por fim, em um furacão.

“Trata-se de um evento extremamente raro, ocorrendo apenas a cada duas ou três décadas, ou até mais”, ressalta Scheuer. Compreender e prever tais fenômenos representam um desafio, e a única maneira de saber se ocorrerá é monitorando as atualizações meteorológicas.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Temperaturas oscilam e chuvas marcam o fim de semana em Santa Catarina

Mudança climática está prevista para domingo com queda de temperatura e chuvas intensas

Tempo

Anticiclone deve atingir o país nos próximos dias

O fenômeno deve ganhar força no final de abril e início de maio

Tempo

Temporais com granizo são previstos para Santa Catarina

Segundo informações, chove em todas as regiões do estado; confira como ficam as temperaturas:

Tempo

Defesa Civil alerta sobre instabilidade e chuvas intensas para SC

Temporais isolados podem trazer riscos de alagamentos e queda de galhos e árvores

Mais notícias

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)