keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Depois das caixas de som, barracas serão proibidas nas praias de Itapema

Com a aprovação por unanimidade na Câmara de Itapema, o projeto segue para a Prefeitura, onde deve ser sancionado ou não para, aí sim, passar a ter validade

X
SCDrones

Foi aprovado na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Itapema desta terça-feira (27) o Projeto de Lei N 120/2021, que altura a Lei Municipal que dispõe sobre a utilização da faixa de areia da orla marítima (2.917/2010).

O projeto de autoria do vereador Wanderley Dias (PSD) e assinado por todos os demais parlamentares, vem proibir a colocação de tendas, barracas e similares nas faixas de areia das praias de Itapema. A proibição deve ser regulamentada por meio de placas de sinalização e advertência instaladas na ora marítima.

Com a aprovação por unanimidade na Câmara de Itapema, o projeto segue para a Prefeitura, onde deve ser sancionado ou não para, aí sim, passar a ter validade.

O vereador Wanderley argumenta, em seu Projeto, que a proibição vem “democratizar o espaço das praias, promovendo direito do cidadão e evitando que os espaços sejam ocupados desordenadamente em detrimento de alguns frequentadores”.

Caixas de som também foram proibidas

No começo do mês de outubro, a Câmara de Vereadores de Itapema também aprovou a proibição das caixas de som nas areias de Itapema. Com a votação do Projeto de iniciativa da prefeitura, que visa proibir o uso de caixas de som, alto-falantes ou “quaisquer outros equipamentos que causem perturbação ao sossego público” na orla de Itapema. A matéria chegou ao Legislativo no dia 4 de outubro, e foi votada em regime de urgência especial.

O Projeto de Lei Executivo nº 105/2021 aprovado por unanimidade no Legislativo, promove uma alteração no Código de Postura do município. As mudanças são válidas para toda orla, ou seja, envolve também toda extensão dos Parques Lineares do Centro, Meia Praia e Ilhota, bem como as ruas que dão acesso aos calçadões à beira mar, e vale para todas as praias de Itapema. Também fica proibido instalar churrasqueiras ou similares nesses locais.

A medida, segundo a prefeitura, vem garantir o bem-estar público e a qualidade de vida coletiva, combatendo a poluição sonora e crimes ambientais. “É fundamental estabelecermos regras e ações para controlar o ruído excessivo, que vem interferindo na tranquilidade e sossego da população”, registra a prefeita Nilza Simas na justificativa do Projeto de Lei encaminhado para análise da Câmara.

A fiscalização vai ficar por conta da Fundação Área Costeira de Itapema (Faaci). A punição para quem descumprir as novas regras prevê a apreensão dos equipamentos, e multas que variam de 100 a 200 UFIR´s. A devolução de caixas de som e churrasqueiras só ocorrerá com a comprovação do pagamento da multa. A medida passa a valer assim que a nova determinação da Prefeitura for publicada no Diário Oficial do Município.

Fonte: Visor Notícias

Política

Deputada Paulinha critica corte de R$ 40 milhões em verbas federais para SC

“Fiquei estarrecida com o tamanho desrespeito e a falta de consideração com Santa Catarina do Governo Federal”, disse a parlamentar

Política

Participantes de Audiência Pública na Alesc criticam exigência de passaporte sanitário

Participantes criticaram a exigência do passaporte vacinal durante audiência pública da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) realizada na tarde de quinta-feira (2), na Assembleia Legislativa, para debater o Projeto de Lei 317/2021, contra o […]

Política

Sinduscon é homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito na Câmara de Itapema

Segundo o vereador, não há como homenagear representantes de seus setores em 2021 e não reconhecer o setor que ajuda a elevar a economia da cidade, gerando emprego e renda à população

Mais notícias

Cultura e Lazer

Balneário Camboriú recebe a etapa final do do Circuito Surf Talentos Oceano 2021

Terceira etapa será nos dias 11 e 12 e definirá os campeões da temporada 2021

Atendente Virtual Visor

Estou disponível, posso ajudar?

openPopup