keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Defesa Civil emite alertas para SC; vendaval, chuva forte e ressaca

Passagem de uma frente fria no oceano deixa o mar bastante agitado no litoral de Santa Catarina

IMG 0747 scaled 1 Visor Notícias
Foto: Divulgação

A passagem de uma frente fria no oceano deixa o mar agitado com risco de ressaca no litoral catarinense. Nesta quinta-feira (6), a Defesa Civil emitiu um alerta de risco de vendaval e chuva forte em diversas cidades do Estado. De acordo com o órgão estadual, poderá ocorrer rajadas de intensidade moderada a forte no Litoral e áreas próximas. São previstas rajadas entre 50 e 70 km/h de direção Sul/Sudeste.

Além disso, há risco moderado para ocorrências associados a vento forte nas áreas em amarelo do mapa abaixo. O alerta vale até as 23h59 desta quinta. A aproximação e passagem de uma frente fria, que provocou chuva em Santa Catarina já nesta quarta-feira (5), deve ganhar força até a noite desta quinta. A chuva forte deve atingir o Litoral Sul, Planalto Sul e a Grande Florianópolis.

Os acumulados esperados passam dos 80 milímetros no período, sobretudo, no Litoral Sul. Há risco moderado para alagamentos e deslizamentos nas áreas em amarelo do mapa. O alerta emitido pela Defesa Civil vale até as 21h desta quinta.

Mar agitado e ressaca

A partir da manhã desta quinta, há condição de mar agitado com risco de ressaca na área litorânea, se estendendo até a manhã de sábado (8). São esperadas ondas com direção Sul. A altura deve variar entre 2 metros e 2,5 metros, podendo chegar a picos de até 3 metros. Nas áreas em amarelo do mapa, o risco é moderado para ocorrências que envolvem a condição de mar agitado. O alerta vale até o meio-dia do próximo sábado.

Previsão para sexta

Conforme a Defesa Civil, a atuação de uma massa de ar frio deixa o dia com sol e algumas nuvens em boa parte do Estado. No Litoral Norte, há chance de chuva isolada no começo do dia, mas que logo param. As rajadas de ventos, de quadrante sul, são ocasionais, até 60 km/h, no Litoral, Baixo/Médio Vale. O mar segue agitado, com ondas de direção Sul, altura de 2,5 m a 3,0 m (picos de 3,5 m) no Litoral Sul, Grande Florianópolis e até 2,5 m nas demais áreas litorâneas. Há chance de ressaca no Litoral Sul.

O risco é moderado para transtornos associados ao vento (queda de galhos, interrupção do fornecimento de energia) e para mar agitado. O dia começa com chance de geada ampla e temperaturas mínimas baixas (menores que 10°C) na porção Oeste e Planaltos.

Há chance de negativas no Planalto Sul e Meio Oeste. Nas demais áreas, as temperaturas ficam baixas a amenas (6°C a 15°C). À tarde, mesmo com a presença do sol, as máximas ficam amenas e não passam dos 22°C no Estado. A sensação é de frio ao longo do dia.

vendaval 1 Visor Notícias

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Caminhão bate em carro e vai parar em cima de mureta; confira as fotos

O acidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira (26), em Joinville

Geral

Incêndio em pousada deixa dez mortos; ainda há hospedes desaparecidos

A pousada situada em Porto Alegre, operava de forma irregular

Geral

Reforma Tributária zera impostos em 15 itens da cesta básica

Outros 14 alimentos terão alíquota reduzida em 60%

Geral

Santa Catarina é o estado com maior segurança alimentar no Brasil

Estado se destaca também pela menor desigualdade de renda no País

Geral

Mãe de menina autista ameaça trabalhadora em cinema por não vender pipoca via pix

Estabelecimento fica em Tubarão, no Litoral de Santa Catarina

Mais notícias

Saúde

Porto Belo utiliza cães para aprimorar processo terapêutico em pacientes autistas

O programa "Aumigos'' utiliza a Terapia Assistida por Cães (TAC), para aprimorar as abordagens terapêuticas destinadas a pacientes autistas