keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Correios monta megaestrutura para ajudar vítimas da chuva no Rio Grande do Sul

Agências em três estados recebem doações que serão transportados gratuitamente

bp 515 1536x1024 1 Visor Notícias

A partir desta segunda-feira (6), os Correios irão mobilizar uma megaestrutura de solidariedade para ajudar as vítimas das intensas chuvas no Rio Grande do Sul. Agências nos estados de São Paulo e Paraná, junto com algumas unidades no próprio RS, passam a receber doações, as quais serão coletadas e transportadas gratuitamente pela estatal, em parceria com a Defesa Civil.

Os itens mais necessitados, como alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal e vestuário, são aceitos nas agências dos Correios. Além disso, a empresa contribuirá doando itens de vestuário e utensílios domésticos, provenientes de objetos não reclamados há mais de 90 dias. O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, enfatiza o compromisso da empresa em apoiar o RS neste momento desafiador, seguindo diretrizes do governo federal.

A iniciativa, que conta com o apoio do Ministério das Comunicações, busca atender às necessidades emergenciais da população atingida pelas chuvas, destacando o esforço conjunto para enfrentar a crise e oferecer suporte às comunidades afetadas. As agências designadas no RS estão preparadas para receber as doações e colaborar com a Defesa Civil.

No Rio Grande do Sul, as doações podem ser entregues nas agências centrais dos municípios São Borja, Santo Ângelo, Santa Rosa, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Parobe, Taquara, Montenegro, Pelotas, Rio Grande, Camaqua, Bagé, Jaguarão, São Lourenço do Sul, Anta Gorda, Arvorezinha, Butia, Cachoeira do Sul, Charqueadas, Estrela, Foutoura Xavier, Guaporé, Ilopolis, Mato Leitão, Nova Brescia, Pântano Grande, Rio Pardo, Salto do Jacuí, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Teotoania, Taquari, Venancio Aires e Vera Cruz.

Atendimento e entregas

Os Correios implementam medidas de contingência no Rio Grande do Sul diante das inundações, visando mitigar os impactos para funcionários e clientes. Uma equipe multidisciplinar trabalha para normalizar os serviços nas agências afetadas pelas enchentes. Até sexta-feira (3), cerca de 86 das 400 agências do estado estavam inoperantes devido à situação. A empresa aconselha os clientes a verificar o funcionamento das agências através da Central de Atendimento, pelo telefone 0800 725 0100, antes de se deslocarem até elas. Além disso, ajustes nos itinerários de transporte e prazos de entrega estão sendo realizados para garantir a eficiência do serviço.

Ações internas

Os Correios estão implementando uma série de medidas para apoiar seus funcionários no Rio Grande do Sul. Uma dessas iniciativas é o auxílio-calamidade, estabelecido pela atual gestão em 2023 no acordo coletivo de trabalho. Esse benefício prevê o pagamento de um salário-base adicional para funcionários que ficaram desabrigados ou foram severamente afetados por situações que resultaram no decreto de estado de calamidade pública.

Além disso, a empresa está oferecendo suporte através de assistentes sociais e está avaliando medidas para auxiliar os trabalhadores por meio do fundo de pensão dos empregados, o Postalis, e da operadora do plano de saúde, a Postal Saúde.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Emanuele
Emanuele Azevedo
Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Rio do Sul registra a primeira enchente do ano após fortes chuvas no Vale do Itajaí

Acumulado deve chegar a 200 milímetros na cidade, superando o esperado pela Defesa Civil

Geral

SC envia motor e ajuda a retomar abastecimento de água em Porto Alegre

Equipamento deve dobrar a vazão de água na estação que atende 21 bairros da capital gaúcha

Geral

Base Aérea de Canoas vai receber voos comerciais após enchentes no RS

A Agência Nacional de Aviação Civil liberou os voos comerciais na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul

Geral

VÍDEO: Moradora de Lajeado, no RS, que perdeu casa na enchente ganha casa nova

Loiva Theresinha Scherer ainda caiu em golpe e perdeu R$ 30 mil

Geral, Trânsito

Chuva causa alagamentos em Florianópolis

Capital está em alerta amarelo da Defesa Divil neste sábado (18)

Mais notícias

Tempo

Governo de SC acionará grupo de respostas rápidas a eventos extremos

Expectativa é que nas próximas horas a frente fria comece a avançar em direção ao Norte

Tempo

Rio Itajaí-Mirim extravasa e pode passar de seis metros

Segundo a Defesa Civil, outros dois picos podem acontecer à meia-noite e às 5h da madrugada do domingo (19)