keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Conservatório de Música de Itajaí abre inscrições para processo seletivo 2022

Provas de seleção serão 100% online

Conservatorio de Musica de Itajai abre inscricoes para processo seletivo 2022 120887 Visor Notícias
Divulgação

O Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues lança o edital para ingresso de novos alunos para o ano de 2022. As inscrições ficarão abertas durante um mês, de 08 de novembro a 08 de dezembro, e devem ser realizadas na página do processo seletivo da instituição. No site e ao final desta matéria também estão disponíveis o edital e todas as informações para realização das provas.

Serão ofertadas 135 vagas para o próximo ano, sendo nove vagas para cada um dos cursos, divididas em três vagas por turno (matutino, vespertino ou noturno). No ano passado, em virtude da pandemia da Covid-19, o Conservatório adaptou o processo seletivo para o formato on-line. Agora, neste processo de 2022, a direção decidiu manter o mesmo método, pois assim alcançou-se um público maior e de outras cidades.

Sobre o Conservatório e os cursos

Estabelecido em Itajaí há 14 anos, o Conservatório é uma escola pública de formação profissional em música. Oferece cursos com duração de três anos em várias opções de instrumentos, como: acordeom, bateria, canto, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, trombone, trompete, violão, viola de arco e violino.

O aluno aprovado no processo seletivo estudará, além do instrumento específico escolhido, as disciplinas prático-teóricas, entre elas: teoria musical, harmonia, rítmica, tecnologia em música, prática de conjunto, canto coral, arranjo e apreciação. O curso totaliza 864 horas de formação, conforme projeto pedagógico disponível no site da instituição. Os alunos selecionados são contemplados com uma bolsa de estudos subsidiada pelo Município de Itajaí, por meio da Fundação Cultural.

Provas de seleção

As provas de seleção acontecem em duas etapas (teoria musical aplicada e prova prática) e deverão ser executadas no instrumento escolhido por meio de vídeos gravados e enviados para banca avaliadora. Na prova de teoria musical, o candidato será avaliado quanto a conhecimentos básicos da música e sua aplicação no instrumento. Na prova prática, deverá apresentar uma peça de livre escolha e uma peça de confronto, comum a todos os candidatos. As provas serão disponibilizadas na página do processo seletivo.

O Conservatório de Música Popular Carlinhos Nieuhues é uma realização do Município de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí, em parceria com Associação Proarte. Está localizado junto à Casa da Cultura Dide Brandão, na Rua Hercílio Luz nº 655, Centro.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cultura e Lazer

Futuro de construção de 1907 em Florianópolis será discutido nesta sexta

Até 1964, a edificação abrigou trabalhadores que fabricavam navios e estaleiros; depois o local foi abandonado e palco de homicídio

Cultura e Lazer

Festival do Mar em Bombinhas recebeu mais de 90 mil pessoas em cinco dias de evento

Uma grande estrutura foi montada no bairro de Canto Grande para receber o público

Cultura e Lazer

Rick & Renner agitam público na Praça da Paz durante festa do 62° aniversário de Itapema

A dupla concluiu a semana de festividades com grandes sucessos dos 38 anos de carreira

Cultura e Lazer, Eventos

FG Big Wheel homenageia o cartunista Ziraldo em comemoração ao Dia Mundial da Criatividade

Roda Gigante projeta a imagem do famoso ‘Menino Maluquinho’ neste fim de semana

Cultura e Lazer

Victor e Léo cancelam show na Festa do Pinhão e atração surpresa é anunciada

Notícia pegou os fãs de surpresa e gerou uma rápida mobilização nas redes sociais

Mais notícias

Inusitado

Aipim gigante com 23kg surpreende agricultor do Vale do Itajaí

O tamanho notável da raiz se tornou uma atração local, atraindo visitantes curiosos

Mercado Imobiliário

Empreendimento de Porto Belo tem vendas barradas por falta de registro de incorporação

Caso não seja regularizado, a construtora enfrenterá uma multa diária de R$ 10 mil por descumprimento