keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Confira 5 mitos e verdades dos óculos piratas

Especialista das Óticas Diniz esclarece as principais dúvidas sobre o acessório

 

Os óculos têm se tornado um item de moda indispensável para os brasileiros que adoram variar o lookcom armações diferenciadas. Para manter o estilo em dia, muitos optam em adquirir armações e lentes mais baratas, encontradas facilmente em bancas e camelôs de todo o país.

“Com réplicas bem parecidas, o item custa apenas uma pequena fração do preço de um original na comparação com o de uma ótica, que tem procedência e qualidade comprovadas. Porém, quem pensa somente no bolso, não sabe que, na verdade, está fazendo um péssimo negócio para a saúde dos seus olhos”, explica o Dr. André Luís Alvim Malta, médico oftalmologista e consultor das Óticas Diniz – maior rede do varejo óptico do Brasil.

Mas, de fato, quais são os riscos para quem utiliza óculos falsificados? Abaixo, o consultor das Óticas Diniz esclarece os 5 principais mitos e verdades sobre o acessório: 

Óculos piratas protegem os olhos?
MITO: Nenhum item falsificado oferece a proteção necessária para a saúde visual. Por serem produzidos de maneira irregular, os óculos piratas não passam por testes que comprovam a sua eficiência. E, pelo contrário, oferecem riscos à saúde.

Óculos falsificados provocam realmente problemas de saúde?
VERDADE: Por conta do material de baixa qualidade, que barateia o produto, o uso do item pode causar alergias no rosto, além de fortes dores de cabeça, embaçamento visual, tontura, dificuldades na leitura, visão dupla, ardência e até lacrimejamento constantes.

É possível ficar cego usando óculos piratas?
MITO: A utilização do acessório não leva à cegueira, mas contribui para aumentar a chance de degeneração da mácula, a parte mais sensível da retina, e da catarata precoce, já que os olhos ficam mais expostos à radiação com a dilatação da pupila por causa das lentes escuras dos óculos de sol que, por não terem qualidade, não protegem a visão.

É melhor usar óculos falsos do que nenhum?
MITO: As lentes dos óculos de grau falsificados não são precisas e ajustadas à necessidade do consumidor. E, muitas vezes, quem adquire óculos de grau não tem receita médica porque deixa de consultar um médico oftalmologista antes. Com isso, acaba usando o grau errado. Já os óculos de sol piratas não contam com filtros adequados para combater os raios ultravioletas.

Além da saúde, os óculos piratas provocam maiores prejuízos à sociedade?
VERDADE: Quem lida com esses itens de baixa qualidade, também contribui para a sonegação de impostos, já que quase a metade do faturamento do segmento óptico vem da pirataria. Por isso, é preferível pesquisar bastante antes de comprar o acessório em óticas renomadas, como as Óticas Diniz, que têm procedência e qualidade comprovadas para proteger a saúde da visão. E ainda dão garantia, além de oferecerem a manutenção gratuita do item.  

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2718

Prêmio acumulado pagará R$ 6,5 milhões nesta terça-feira (30)

Geral

Biólogo catarinense encontra espécie rara de fungo nas matas de SC

Fungo do gênero Microglossum havia sido coletado no Brasil uma única vez em 1931

Geral

Filhotes de gato presos em churrasqueira são resgatados no Alto Vale

Segundo o Batalhão de Bombeiros Militar, os gatos tinham apenas três dias de vida

Geral

Cozinheiro produz pudim de quase dez quilos em Lages

Helton Angelo se desafiou a fazer o maior pudim do Brasil

Geral

Bebê nasce a caminho do hospital no Planalto Norte

Equipe precisou fazer parto da bebê dentro da ambulância

Mais notícias

Geral

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2718

Prêmio acumulado pagará R$ 6,5 milhões nesta terça-feira (30)