keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Comercialização e consumo de moluscos estão liberados em 25 pontos de Santa Catarina

Outros 14 pontos ainda continuam interditados devido a presença de toxina paralisante. Os cultivos que ainda estão impedidos ficam entre Governador Celso Ramos, Bombinhas, Porto Belo, Itapema e Penha

A comercialização e o consumo de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões no Litoral de Santa Catarina estão liberados em 25 pontos, a maioria na Grande Florianópolis. Das áreas, 14 continuam interditadas. A proibição ocorreu devido à presença de toxina paralisante (PSP). 

O gerente de Pesca e Aquicultura, da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Sérgio Winckler, explicou que novas análises permitiram a liberação das áreas. “Já diminuiu muito a concentração da toxina na carne do molusco. A liberação é dada a partir de duas analises negativas nas áreas, em um intervalo de 48 horas. Não apresentando a presença da toxina, libera-se o local. Fizemos amostras quase todos os dias nos pontos de forma intercalada”, informou.

A comercialização e o consumo nos costões e na beira da praia foram proibidos no último dia 19 de outubro. A interdição de todos os cultivos foi feito de forma preventiva para assegurar que ninguém fosse prejudicado pelo consumo dos moluscos.

A presença de toxina paralisante pode causar diarreia, náuseas, vômitos, dores abdominais, perda de sensibilidade nas extremidades corpo e, em casos severos, paralisia generalizada e óbito por falência respiratória. Todos os moluscos filtradores, independente se são ou não cultivados, podem acumular as toxinas.A presença da toxina na água não representa risco aos banhistas.

Santa Catarina é o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo através do Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos, há mais de 10 anos. Esse programa existe em todos os países que possuem uma produção expressiva de moluscos, e é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva. A decisão da liberação da comercialização e consumo de moluscos será tomada da mesma forma como nos episódios de anos anteriores, garantindo a segurança dos consumidores e a credibilidade dos moluscos catarinenses.

Acompanhe o mapa das áreas liberadas e interditadas em SC

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Casal adota 3 irmãs por meio de sistema inovador da Justiça de SC

Em quatro anos, o sistema possibilitou a adoção de 85 crianças e adolescentes

Geral

Frio abre a temporada de pesca da tainha em Santa Catarina

Em um único lanço foram mais de 9 mil peixes. Veja o vídeo do Visor Manhã

Geral

Município de Treviso pagará multa de quase R$ 180 mil por falta de convênio para acolhimento de menores

A decisão se trata de cumprimento provisório de decisão em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público

Mais notícias

Empregos

Itajaí começa a semana com mais de mil vagas de empregos

A população pode se candidatar presencialmente em quatro endereços ou on-line via WhatsApp e site

Cidades

Rompimento de rede compromete abastecimento de água em Porto Belo

A empresa informa que o conserto da rede começa na manhã desta terça, às 09h, e deve seguir até às 12h