keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Coluna Esplanada: Veja o balanço das eleições municipais em todo o Brasil

Leia a Coluna Esplanada desta terça-feira (17) direto de Brasília

14112020 eleicoes 2020 distribuicao das urnas eletronicas rio de janeiro1638 Visor Notícias
Fernando Frazão/Agência Brasil)

Cenários pós-urna

Juliana Brizola e Brizola Neto, netos do saudoso Caudilho, perderam a eleição para vereador em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, respectivamente. O PCdoB foi derrotado em Olinda, que controla há muitos anos, reduto da esquerda intelectual da grande Recife. E na capital, os primos João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) racharam a militância, passaram empatados. Em Goiás, o governador Ronaldo Caiado mostrou sua força, e elegeu seis prefeitos do DEM no Entorno do DF. O PTB de Roberto Jefferson, com fundo eleitoral bem menor, elegeu mais prefeitos que o PT no País. O governador Flávio Dino (PCdoB) viu seu candidato perder em Imperatriz, maior cidade do interior do Maranhão. E em Lauro de Freitas (BA), onde Lula da Silva está morando, o PT venceu a prefeitura.

Tem que apoiar

O senador Humberto Costa (PT) e sua trupe no Recife estão num beco sem saída, mesmo com mais de 400 cargos doados pelas gestões do PSB.

Jogada eleitoral

É pule de dez que o PDT de Marta Rocha vai apoiar Eduardo Paes no Rio de Janeiro no segundo turno. Marta, aliás, foi jogada de Carlos Lupi para puxar votos anti-Crivella.

Mão forte

O famoso ex-senador Mão Santa (DEM), conhecido por seus longos discursos na tribuna, foi reeleito prefeito de Parnaíba, no Piauí, com expressiva votação (68%).

Fôlego de menino

Em Muriaé (MG) foi eleito o candidato mais idoso do País. José Braz (Progressistas), de 94 anos, venceu a disputa contra Grego, o atual prefeito. Braz já governou a cidade por duas vezes.

Ciber embromation

O presidente do TSE, ministro Luiz Roberto Barroso,  enrolou o brasileiro com discurso elegante ao seu jeito. Mas não foi ataque hacker que paralisou a divulgação dos resultados das eleições no portal do TSE. Foram os servidores sobrecarregados mesmo, porque ele decidiu desta vez centralizar a apuração em Brasília. Ataque hacker tem toda eleição, e a forte equipe de TI da Corte sempre blinda o sistema.

Fama não ajuda

Os famosos Kid Bengala, Marcelinho Carioca, Maurren Maggi e Diego Hypolito, ex-atletas – com exceção do primeiro, ator pornô – não conseguiram vagas nas Câmaras.

Vazio cultural

Os recifenses reclamam que a cidade vem se transformando numa capital sem memória, sem cultura. Teatros fechados, espaços culturais foram embora (Santander, Correios), e museu fechado (Mispe).

Das cinzas

Coadjuvante em todas campanhas eleitorais em que participou, o publicitário pernambucano Marcelo Rios transferiu-se de mala e cuia para a cidade de Sobral (CE), e conseguiu reeleger Ivo Gomes (PDT), irmão de Cid e Ciro.

Cadê vocês?

Clientes do Banco do Brasil têm dado com a cara no vidro da porta giratória em todo o País. Várias agências estão sem atendimento presencial nos caixas. Gerentes informam que a maioria dos funcionários dos caixas estão na faixa etária de risco para contaminação de Covid-19. Procurada, a assessoria do BB não respondeu.

Pra gringo ver…

O programa de retomada do Turismo no Brasil, apresentando com pompas no Palácio do Planalto, parece uma ‘viagem’, para gringo ver, e só. Um empresário do setor de mídia e eventos procurou a Embratur e o MTur com tudo pronto para trazer jornalistas de sete países para uma press-trip. Todos com passaporte na mão. Há 15 dias ninguém o responde. E ele pediu apenas o apoio logístico. Mas desistiu.

Sem bicas

A Petrobras passou a integrar o sistema de inteligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro, para combate a furtos de combustíveis em dutos, dando agilidade na elucidação de inquéritos. Já houve a prisão do líder da maior quadrilha em perfuração e retirada de combustível de oleodutos, que deu prejuízos de R$ 33,4 milhões para a petroleira.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Política

Promobis será votado na Câmara de Itapema nesta terça (23)

Caso aprovado, Itapema fará parte do projeto de transporte integrado dos municípios da Amfri

Política

Deputado de SC é o primeiro parlamentar “carbono zero” reconhecido pela ONU

Jorge Goetten foi reconhecido nesta segunda-feira (22) em Brasília

Política

SC projeta R$ 53 bilhões em orçamento para 2025

Proposta prevê investimento em recuperação de rodovias e incentivo ao empreendedorismo

Política

SC tem 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção

As operações conduzidas pelo Gaeco começaram há menos de dois anos

Mais notícias

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Geral

Reforma Tributária zera impostos em 15 itens da cesta básica

Outros 14 alimentos terão alíquota reduzida em 60%