keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

China condena jornalista a 4 anos de prisão por relatar vírus em Wuhan

Advogado de defesa afirma que vai recorrer

zhang zhan jornalista chinamcajr 2812203594 Visor Notícias
Foto: Agência Brasil

Um tribunal chinês impôs hoje (28) uma pena de quatro anos de prisão a uma jornalista que noticiou da cidade de Wuhan, no auge do surto de coronavírus do ano passado, acusando-a de “induzir brigas e provocar confusão”, disse o advogado da condenada.ebc Visor Notíciasebc Visor Notícias

Zhang Zhan, de 37 anos, a primeira jornalista cidadã que se sabe ter sido julgada, é parte de um punhado de pessoas cujos relatos em primeira mão de hospitais lotados e ruas vazias pintaram um quadro mais sombrio do epicentro da pandemia do que a narrativa oficial.

“Não entendo. Tudo que ela fez foi dizer algumas palavras verdadeiras, e por isso pegou quatro anos”, disse Shao Wenxia, a mãe de Zhang, que acompanhou o julgamento com o marido.

O advogado de Zhang, Ren Quanniu, disse à agência de notícias Reuters: “Provavelmente apelaremos”. “A senhorita Zhang acredita que está sendo perseguida por exercitar sua liberdade de expressão”, havia dito ele antes do julgamento.

Governo tenta minimizar

Críticos dizem que a China fez com que o julgamento de Zhang acontecesse durante as festas de fim de ano ocidentais deliberadamente para minimizar a atenção e a vigilância do Ocidente.

“A seleção do período sonolento entre o Natal e o Ano Novo sugere que até Pequim está constrangida por condenar a jornalista cidadã Zhang Zhan a quatro anos de prisão por ter registrado a versão sem censura do surto de coronavírus de Wuhan”, tuitou Kenneth Roth, diretor-executivo da entidade Human Rights Watch, sediada em Genebra.

As críticas à maneira como a China lidou inicialmente com a crise foram censuradas, e pessoas que contaram o que estava acontecendo, como médicos, foram advertidas. A mídia estatal creditou o sucesso do país na contenção do vírus à liderança do presidente Xi Jinping

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Agência Brasil

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

MEC estende prazo de convocação do Fies após falhas técnicas

Estudantes vêm relatando demora excessiva na fila de espera e outros problemas técnicos

Geral

Família e amigos de Celso Cavanha realizam 2º Carreteiro Beneficente em Porto Belo

Evento ocorre em 16 de junho e busca arrecadar fundos para o tratamento

Geral

Sicredi Vale Litoral divulga ganhadores da Promoção Verão Premiado

Os prêmios foram valores em dinheiro e automóveis

Geral

Caminhão bate em carro e vai parar em cima de mureta; confira as fotos

O acidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira (26), em Joinville

Geral

Incêndio em pousada deixa dez mortos; ainda há hospedes desaparecidos

A pousada situada em Porto Alegre, operava de forma irregular

Mais notícias

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)