keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Calor recorde! Começo de 2024 é o mais quente já registrado na América do Sul

O fenômeno não se restringiu à América do Sul. Globalmente, janeiro de 2024 foi o mês mais quente já registrado,

zaits art qTR sMede2Q unsplash Visor Notícias
Foto: Ilustrativa/Unsplash

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) anunciou que a América do Sul viveu o início de ano mais quente desde o início dos registros de temperatura, com janeiro de 2024 marcando recordes históricos. Este aquecimento sem precedentes favoreceu uma onda de calor extremo no final do mês, contribuindo para os incêndios devastadores nas regiões chilenas de Valparaíso e Viña del Mar, que resultaram em mais de 130 mortes.

O fenômeno não se restringiu à América do Sul. Globalmente, janeiro de 2024 foi o mês mais quente já registrado, continuando uma sequência de meses com temperaturas recordes. Este foi o oitavo mês consecutivo a atingir um novo máximo de temperatura global, com a média da superfície terrestre e oceânica 1,27ºC acima da média do século XX de 12,2ºC.

Além do calor, janeiro também foi marcado por ser o segundo mês mais chuvoso no mundo, seguindo um dezembro também com chuvas recordes. Regiões da América do Norte, Ásia e Austrália experimentaram umidade acima da média, enquanto áreas significativas da África austral e da América do Sul registraram secas mais intensas que o habitual.

Paralelamente, a superfície dos oceanos globais atingiu temperatura recorde pelo décimo mês consecutivo, uma tendência influenciada pelas condições do El Niño, que persistem desde junho de 2023. A NOAA prevê que o Pacífico possa retornar à neutralidade climática no outono.

A perspectiva anual de temperatura global da NOAA indica que 2024 tem 22% de chance de ser o ano mais quente já registrado, e uma probabilidade de 99% de estar entre os cinco anos mais quentes na história. Este cenário alarmante reforça a urgência de medidas globais para enfrentar as mudanças climáticas e mitigar seus efeitos devastadores.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Governo de SC acionará grupo de respostas rápidas a eventos extremos

Expectativa é que nas próximas horas a frente fria comece a avançar em direção ao Norte

Tempo

Rio Itajaí-Mirim extravasa e pode passar de seis metros

Segundo a Defesa Civil, outros dois picos podem acontecer à meia-noite e às 5h da madrugada do domingo (19)

Tempo

VÍDEO: Alerta para risco de alagamentos em São João Batista

Segundo a DEfesa Civil, nível do Rio Tijucas atingiu 5,32 metros às 19h deste sábado (18)

Tempo

VÍDEO: Enchente bloqueia ruas de Presidente Getúlio

As chuvas intensas que caíram sobre a região nas últimas horas resultaram em alagamentos

Mais notícias

Segurança

Bombeiros realizam primeiro resgate no Alto Vale do Itajaí durante inundação

Famílias ilhadas são resgatadas; Defesa Civil alerta para mais enchentes