keyboard_backspace

Página Inicial

Infraestrutura

SC é o estado com maior taxa de moradias precárias no Sul do Brasil

O maior problema enfrentado é o aluguel, que representa a despesa mais pesada para as famílias

download 2 Visor Notícias
Imagem do Bairro Monte Cristo/ Google/ Reprodução

Santa Catarina apresenta a maior taxa de moradias precárias entre os estados do Sul do Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela Fundação João Pinheiro (FJP), em parceria com o Ministério das Cidades e dados do IBGE de 2022. A taxa no estado é de 7,3%, sendo superior às taxas do Paraná (6,9%) e do Rio Grande do Sul (5,9%).

Os números revelam que cerca de 190 mil domicílios em Santa Catarina enfrentam condições de moradia precária, concentrando-se majoritariamente nas áreas urbanas, com 174.497 domicílios nessa situação, contra 15.528 nas regiões rurais.

Florianópolis

A região conhecida como “colar metropolitano de Florianópolis”, que inclui as cidades vizinhas da capital, registra a maior proporção de moradias precárias no estado, com uma taxa de 8,4%. A pesquisa identificou 5.663 domicílios em algum tipo de déficit habitacional nessa área.

O Vale do Itajaí segue como a segunda região mais afetada, com 53.699 moradias em situação de déficit, representando uma taxa de 8,3%. O entorno metropolitano de Florianópolis apresenta uma taxa de 7,3%, enquanto o Litoral Sul e a Serra Catarinense têm a mesma proporção de moradias precárias.

Desafios

O maior problema enfrentado pelas regiões de Santa Catarina é o ônus do aluguel, que representa a despesa mais pesada para as famílias, especialmente nas áreas urbanas. Nas regiões do colar metropolitano de Florianópolis, Litoral Sul e Serra Catarinense, a preocupação principal é com a habitação precária, destacando moradias em condições degradantes.

Esta situação chama atenção para a necessidade de políticas públicas efetivas que visem não apenas a redução do déficit habitacional, mas também a melhoria da qualidade das moradias existentes, garantindo condições dignas de habitação para todos os catarinenses.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Infraestrutura

Ponte Hercílio Luz em Florianópolis ganha nova iluminação cênica

O investimento da obra é de R$ 9 milhões na histórica obra

Infraestrutura

Balneário Camboriú ganha prêmio de mobilidade urbana pelo 2º ano consecutivo

Premiação visa reconhecer as boas práticas de gestão pública em todo o Brasil

Infraestrutura

Ponte que liga São João do Sul e Praia Grande é interditada após deslocamento de pilares

Esta condição tem causado preocupações significativas sobre o tráfego na região

Infraestrutura

Santa Catarina abre seleção para transporte intermunicipal de passageiros

Editais visam selecionar empresas de transporte coletivo até concessão definitiva; cinco linhas estão ligadas a cidades da Grande Florianópolis ou do Litoral Norte

Infraestrutura

Obras do programa Minha Casa Minha Vida em Itapema estão em fase de terraplanagem

Primeiras moradias serão construídas na região da Rua 450, no Bairro Jardim Praiamar

Mais notícias

Segurança

Homem é preso por ameaçar juízes e promotores em SC

Ação foi coordenada pela Divisão de Investigação Criminal de Balneário Camboriú

Educação

Reunião pública discute a volta das Escolas Cívico-Militares em Itapema

Projeto de lei do Executivo tramita no Legislativo e deve ser votado nas próximas sessões