keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Cães usam óculos especiais para auxiliar em operações no sistema prisional

Equipamento é para proteger os cães que atuam nas operações

Cães estão usando óculos especiais para auxiliar em ações do Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina. Por enquanto três atuam diariamente no complexo penitenciário de Florianópolis. Os animais aprendem a lidar com situações dentro de um presídio, como tentativa de fuga e presença de drogas nas celas. Os três cachorros do Deap já atuaram em 50 operações só neste ano pelo estado. “Dentre as operações que eles participaram, eles lograram êxito em 70%. É uma brincadeira, né? Ele entende que não está procurando a droga, mas sim o brinquedo”, disse Volnei Vasconcelos, coordenador da Divisão de Operações com Cães do Deap, ao G1.

Para manter a integridade física, os animais usam aparelhos especializados. “Esses óculos em primeiro momento chamam bastante a atenção por serem algo diferente, mas fazem parte do EPI, que é o Equipamento de Proteção Individual do cão. Ele é empregado tanto em operações aéreas, embarques em aeronaves, quanto também no trabalho do dia a dia quando ele é exposto, por exemplo, nos treinamentos com disparos de arma de fogo e lançamento de granada”, disse.
 

Escolha dos animais
 
No início, os agentes selecionavam filhotes Brasil afora e treinavam no estado. Mas nem sempre o cão aprende. Por isso, do ano passado para cá, eles perceberam que poderiam gastar metade do preço trazendo cachorros “pré-prontos”.
 

Drogas, equipamentos eletrônicos e treinamento
 
O faro dos cães é 15 vezes mais poderoso que o dos humanos. Somente Max, um dos cachorros do Deap, consegue identificar sete tipos de drogas. Mas ele nunca chegou perto de nenhuma substância durante os treinamentos. O cão aprende com essências que são 100% fiéis ao cheiro real e produzidas por cientistas americanos.

O próximo passo é começar a treinar os animais com uma essência que imita o cheiro de equipamentos eletrônicos como cartões de memória e chip, mais difíceis de encontrar pelos agentes prisionais. E são neles que estão as informações mais importantes pro setor de inteligência do Deap.

 

Com informações G1SC

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Alesc doa R$ 5 milhões para auxílio a municípios afetados pelas chuvas em SC

Recurso será usado pela Defesa Civil para enfrentar danos das chuvas

Geral

CBMSC amplia recursos para auxiliar nos resgates no Rio Grande do Sul

A primeira equipe, composta por binômios — duplas de bombeiro militar e cão de busca —, partiu às 9h do 5° Batalhão de Bombeiros Militar em Lages

Geral

Plataformas online listam pessoas resgatadas e indicam necessidades dos abrigos no RS

Voluntários trabalham para ajudar famílias e evitar desperdício em pontos de acolhimento

Mais notícias

Segurança

Homem é preso ao se passar por funcionário de prefeitura para pedir doações em SC

Suspeito dizia ser de ONG para arrecadar donativos para as enchentes do RS

Segurança

Membros de quadrilha que aplica golpes em idosos são presos em Itajaí

A operação foi realizada em conjunto entre a Polícia Civil de Santa Catarina com a do Paraná