keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Cacique, esposa e dois filhos sequestrados em SC são liberados no Paraná

Cacique da TI (Terra Indígena) Toldo Pinhal no interior de Seara, no Oeste catarinense, foi libertado pelos sequestradores

INDIO7 768x476 1 Visor Notícias
Foto: Thiago Gomes/Agência Pará

O cacique da TI (Terra Indígena) Toldo Pinhal no interior de Seara, no Oeste catarinense, foi libertado pelos sequestradores na tarde de sábado (28). Moacir Cavalheiro, de 35 anos, a esposa e os dois filhos do casal foram feitos reféns por índios armados no começo da manhã. As vítimas foram levadas separadas por quatro homens e três mulheres em dois carros. A Coordenadoria Regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) foi informada sobre o caso e acionou imediatamente as polícias Militar e Federal, além das equipes de patrulhamento rodoviário da região.

A coordenadora regional da Funai, Azelene Inácio Kaingang, contou ao ND+ que em um dos carros estava a esposa do cacique, de 30 anos, e os dois filhos: uma menina de 11 meses e um menino de 10 anos. O líder da aldeia estava em outro veículo, um Pálio escuro.

“Na fuga, quando estavam passando por Chapecó, o menino começou a vomitar e eles se incomodaram. Então pararam em uma padaria no bairro Passo dos Fortes e um deles desembarcou para comprar água. A mãe das crianças viu dois policiais saindo do local e gritou por socorro. Eles cercaram o carro, prenderam os envolvidos e resgataram as vítimas, perto das 9h de sábado”, detalhou Azelene Inácio, que acompanhou a condução deles para a sede da PF.

A mãe sofreu alguns ferimentos, pois também entrou em luta corporal com os sequestradores ainda na aldeia. Já os filhos não se machucaram.

Cacique refém

Durante a fuga com o cacique, a Funai recebeu informações de que os sequestradores estavam a caminho do estado do Paraná. Na rota, o grupo passou por várias terras indígenas.

Azelene disse que Moacir Cavalheiro foi abandonado amarrado na Terra Indígena Mangueirinha, no Paraná, que pertence à etnia Kaingang. Os sequestradores fugiram e o cacique foi acolhido pelos índios da aldeia. Moacir foi amarrado pelos pés e mãos, além disso, tinha ferimentos e hematomas em várias partes do corpo. “Ele disse que teve muito medo de que matassem ele e estava preocupado, pois não sabia que os filhos dele já tinham sidos resgatados”, comentou Azelene

Investigação

O delegado da PF Misael Flavio Mazzetti Pires afirmou que o cacique deve prestar depoimento nesta segunda-feira (30). No entanto, não detalhou a investigação sobre o caso. Azelene Inácio repudiou a atitude e as agressões. “Não há cultura que se sobreponha sobre qualquer violência”, enfatizou.

Alguns dos envolvidos no sequestro já foram presos. A Funai afirma que familiares das vítimas e lideranças indígenas estariam envolvidos no crime. “Estamos muito chocados e indignados com isso, esperamos que sejam punidos com os rigores da lei”, comentou. A Funai vai enviar um relatório sobre o caso à PF.  A motivação do sequestro ainda é objeto de investigação, mas testemunhas afirmam que o grupo não é de acordo com a gestão de Moacir

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)

Segurança

Rua do bairro Morretes tem trânsito alterado e mudança deixa motoristas confusos em Itapema

Adoção do sistema binário em Morretes é uma tentativa de descomplicar o tráfego nas ruas estreitas do bairro

Segurança

Trabalhador fica ferido ao cair de mezanino de galpão em Brusque

O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (26)

Mais notícias

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)