keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Bolsonaro lidera a corrida eleitoral em Santa Catarina

Na primeira sondagem realizada em julho pela Visão Pesquisas, em um momento em que os postulantes ainda eram pré-candidatos, o resultado apontou a dianteira de Jair Bolsonaro (PL) sobre seu opositor Luís Inácio Lula da Silva (PT)

cats 155 Visor Notícias
Reprodução

Na pesquisa estimulada, quando se oferece ao entrevistado as opções de candidatos, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), aparece com 44,71% das intenções de voto, seguido pelo ex-presidente Lula (PT), que recebeu 30,18% das indicações. Na sequência, aparecem o pedetista Ciro Gomes (4,15%) e a emedebista Simone Tebet (1,82%). Os demais postulantes receberam, juntos, 2,31% das indicações. Os indecisos somaram 8,50% . Brancos/Nulos/Abstenções atingiram 6,75% das manifestações dos entrevistados. Não opinaram 1,56%. Já quando se oferece apenas o nome dos quatro primeiros colocados, o ranking de intenção de voto ficou assim: Jair Bolsonaro (45,30%); Lula (30,37%); Ciro (4,61%) e Simone Tebet (2,73%). Brancos/Nulos/Abstenções (7,72%); Indecisos (7,20%); Não opinaram (2,08%). 

Rejeição: Quando questionado em quem o entrevistado Não votaria de jeito nenhum, 34,46% afirmaram não ter nada contra qualquer dos candidatos. Já a rejeição a Lula somou 36,92% das respostas. Bolsonaro é rejeitado por 25,18% dos pesquisados.

Segundo turno:  A Visão Pesquisas sondou diversos cenários para segundo turno. No confronto Bolsonaro x Lula, o atual chefe do Executivo Federal aparece com 47,89% e o petista com 33,03%. No embate Bolsonaro x Ciro, o presidente atinge 48,67% e o pedetista 22,19%. Na opção Bolsonaro x Simone Tebet, o candidato à reeleição chega a 49,84% e a postulante do MDB a 19,53%. No cenário Lula x Simone Tebet, o ex-presidente soma 32,84% e a emedebista 25,44%. Na opção Lula x Ciro Gomes, o petista soma 32,84% e o pedetista 25,70%. 

Aprovação – A sondagem realizada pela Visão Pesquisa junto a 1541 eleitores de todas as regiões do Estados investigou o grau de aprovação do atual chefe do Executivo Federal. O governo Bolsonaro é aprovado em seu todo por 40,30% dos entrevistados e em parte por 21,09%. Desaprovam a forma como o presidente governa 36,86% dos consultados. Não sabe/Não opinou 1,75%.

Comparação – Sendo o presidente Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) os principais nomes na disputa pela Presidência da República, a Visão Pesquisa procurou saber qual a comparação que o eleitor faz entre os dois governos. Para 44,91% dos pesquisados, o governo do atual mandatário é melhor do que o do ex-presidente Lula. 16,55% consideram igual e 34,46% avaliam como pior. Não sabe/Não opinou 4,09%.

Sobre a pesquisa Numa parceria com a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina – Adjori/SC, a Visão Pesquisas realizou a sondagem eleitoral com 1541 entrevistados de forma presencial, em municípios de todas as regiões do Estado, no período de 12 a 23 de julho de 2022. À época, todos os postulantes a cargos eletivos foram apresentados aos eleitores como pré-candidatos, uma vez que ainda não haviam sido confirmados em convenções partidárias. A margem de erro é de 2,5% e o nível de confiança é de 95%. O número de registro da pesquisa no TRE/SC é  BR-00644/2022 Mais informações sobre a pesquisa podem ser encontradas na página da Visão Pesquisas no endereço http//visaopesquisas.com.br/blog

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: RCN

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Política

Promobis será votado na Câmara de Itapema nesta terça (23)

Caso aprovado, Itapema fará parte do projeto de transporte integrado dos municípios da Amfri

Política

Deputado de SC é o primeiro parlamentar “carbono zero” reconhecido pela ONU

Jorge Goetten foi reconhecido nesta segunda-feira (22) em Brasília

Política

SC projeta R$ 53 bilhões em orçamento para 2025

Proposta prevê investimento em recuperação de rodovias e incentivo ao empreendedorismo

Política

SC tem 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção

As operações conduzidas pelo Gaeco começaram há menos de dois anos

Mais notícias

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Geral

Reforma Tributária zera impostos em 15 itens da cesta básica

Outros 14 alimentos terão alíquota reduzida em 60%