keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Balneário Camboriú registra 23 casos de tubarões na praia

Em 4 dias, foram registrados 7 aparições de tubarões nas praias

Até o momento foram registrados 23 aparecimentos de tubarões na praia de Balneário Camboriú. Desde que a obra do alargamento da faixa de areia começou, em agosto, o número dos animais no local aumentaram. Até então, as equipes tinham registros de apenas 16. O Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Piçarras, faz a coleta dos registros e contagem.

Pesquisador e curador do museu Jules Soto explica que as últimas aparições ocorreram de quinta (21) até este domingo e que os animais foram capturados por pescadores. Os relatos, porém, demoraram a chegar. Há 10 dias três surfistas que praticavam o esporte na orla também relataram ter encontrado um tubarão na praia. Em setembro, um tubarão de aproximadamente dois metros chegou a ser gravado próximo ao molhe da Barra Sul por pessoas que passavam pelo local

Alargamento da faixa de areia

Para o biólogo André Rodrigues Neto, o aparecimento dos animais no local possui relação com as mudanças feitas na orla. Com a dragagem de areia do fundo oceânico há o afloramento e exposição de espécies que vivem no fundo mar, ativando ainda mais o processo da cadeia alimentar. Seres marinhos como crustáceos, moluscos e pequenos peixes se tornam presas fáceis para peixes maiores e, estes peixes maiores atraem outros ainda maiores que é o caso dos tubarões, diz Neto.

No entanto, não há motivo para preocupação, pois as espécies avistadas não costumam atacar e são comuns. Desde a década de 1960 há registro dos animais na região não são as mesmas que respondem por incidentes na região Nordeste, por exemplo. O International Shark Attack File (ISAF), Arquivo Internacional de Ataques de Tubarões, não traz nenhum registro em todo litoral Sul do Brasil.

Veja o que atrai os tubarões

Além disso, o maior avistamento dessas espécies já era esperado pela prefeitura. Segundo o especialista em vida marinha, pequenos peixes começaram a se alimentar dos crustáceos que estão agregados aos sedimentos e areia remexidos pela obra. Isso, por consequência, atraiu animais maiores, já que houve uma ampliação na oferta de alimentos.

Fonte: Com informações do G1

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

Fotos: Milhares de tainhas são capturadas em praias catarinenses

Os lanços mais expressivos ocorreram em Bombinhas

Animal

São José estuda abrigar Centro de Triagem de Animais Silvestres de SC

Transferência de unidade que funciona no Rio Vermelho (Florianópolis) para imóvel na Estrada do Pagará depende de convênio com Ministério Público

Animal

Quer adestrar seu pet? Truques especiais são ensinados em workshop gratuito no Porto Belo Outlet Premium

A escola de adestramento Proficão fará um workshop com o propósito de ajudar os tutores a ensinarem truques aos pets

Animal

Vídeo: Pavão corre atrás de van de sorvete e intriga moradores

Nas redes sociais, internautas suspeita que a ave tenha provado o sorvete e ficado obcecada pelo alimento

Animal

Arraia sobe em cima de prancha de surfista

O registro foi publicado pela Federação de Surfe da Costa Rica neste final de semana

Mais notícias

Mundo

Autora de ‘Como matar seu marido’ é condenada por matar seu marido nos Estados Unidos

Nancy Brophy escreveu um ensaio sugestivo sobre o crime anos antes da morte do cônjuge

Mundo

FBI fez alerta sobre tendência de alta de ataques em massa na véspera de massacre no Texas

Veja números de mortes por armas nos EUA, onde há mais de um ataque em massa por dia.