keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Balneário Camboriú registra 23 casos de tubarões na praia

Em 4 dias, foram registrados 7 aparições de tubarões nas praias

tubarao bert Visor Notícias

Até o momento foram registrados 23 aparecimentos de tubarões na praia de Balneário Camboriú. Desde que a obra do alargamento da faixa de areia começou, em agosto, o número dos animais no local aumentaram. Até então, as equipes tinham registros de apenas 16. O Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Piçarras, faz a coleta dos registros e contagem.

Pesquisador e curador do museu Jules Soto explica que as últimas aparições ocorreram de quinta (21) até este domingo e que os animais foram capturados por pescadores. Os relatos, porém, demoraram a chegar. Há 10 dias três surfistas que praticavam o esporte na orla também relataram ter encontrado um tubarão na praia. Em setembro, um tubarão de aproximadamente dois metros chegou a ser gravado próximo ao molhe da Barra Sul por pessoas que passavam pelo local

Alargamento da faixa de areia

Para o biólogo André Rodrigues Neto, o aparecimento dos animais no local possui relação com as mudanças feitas na orla. Com a dragagem de areia do fundo oceânico há o afloramento e exposição de espécies que vivem no fundo mar, ativando ainda mais o processo da cadeia alimentar. Seres marinhos como crustáceos, moluscos e pequenos peixes se tornam presas fáceis para peixes maiores e, estes peixes maiores atraem outros ainda maiores que é o caso dos tubarões, diz Neto.

No entanto, não há motivo para preocupação, pois as espécies avistadas não costumam atacar e são comuns. Desde a década de 1960 há registro dos animais na região não são as mesmas que respondem por incidentes na região Nordeste, por exemplo. O International Shark Attack File (ISAF), Arquivo Internacional de Ataques de Tubarões, não traz nenhum registro em todo litoral Sul do Brasil.

Veja o que atrai os tubarões

Além disso, o maior avistamento dessas espécies já era esperado pela prefeitura. Segundo o especialista em vida marinha, pequenos peixes começaram a se alimentar dos crustáceos que estão agregados aos sedimentos e areia remexidos pela obra. Isso, por consequência, atraiu animais maiores, já que houve uma ampliação na oferta de alimentos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Com informações do G1

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

Ônibus é apreendido com animais em situação precária no bagageiro

O veículo cobriria uma distância de 2300 quilômetros, colocando os cães em risco

Animal

Gatinha é resgatada após viajar mais de 70km presa dentro de eixo de carreta em SC

O caso aconteceu na última segunda-feira (22) na cidade de Paulo Lopes, na Grande Florianópolis

Animal

Companhia aérea suspende transporte de pets por um mês após morte de cachorro

A suspensão se refere ao transporte no porão das aeronaves; atitude foi tomada após a morte de um Golden Retriever

Animal

Cachorro é deixado enforcado em portão de casa em Itapema

O corpo do animal ainda estava quente, indicando que havia morrido há pouco tempo

Animal

Pescadores são multados em R$ 15 mil após capturar e postar lanço de tainhas

Além das multas, a polícia apreendeu e lacrou a canoa e a rede utilizadas na ação ilegal

Mais notícias

Geral

Família e amigos de Celso Cavanha realizam 2º Carreteiro Beneficente em Porto Belo

Evento ocorre em 16 de junho e busca arrecadar fundos para o tratamento

Geral

Sicredi Vale Litoral divulga ganhadores da Promoção Verão Premiado

Os prêmios foram valores em dinheiro e automóveis