keyboard_backspace

Página Inicial

Infraestrutura

Balneário Camboriú assina Termo de Cooperação com a Fipe para transformar o município em uma cidade inteligente

O acordo prevê a modelagem do projeto de Smart Cities, com entrega prevista em sete meses

WhatsApp Image 2025 04 01 at 08.26.02 Visor Notícias
Foto: PMBC | Divulgação

Balneário Camboriú iniciou um projeto com foco na transformação do município em uma cidade inteligente. A prefeita Juliana Pavan assinou, nesta segunda-feira (31), em São Paulo, um Termo de Cooperação Técnica com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que será responsável pela modelagem do projeto de Smart Cities.

Com a formalização da parceria, a Fipe pode começar os trabalhos de desenvolvimento do modelo de cidade inteligente, que deverá ser concluído em até sete meses. O investimento de R$ 2,7 milhões será ressarcido futuramente por meio da concessão dos serviços, cabendo à empresa contratada o reembolso dos valores aplicados.

Entre as iniciativas previstas está prevista a instalação de um sistema de georreferenciamento dos postes, que estarão conectados a uma central de monitoramento. A estrutura permitirá o controle da luminosidade e a detecção de falhas, como lâmpadas queimadas. Todas as luminárias serão substituídas por modelos de LED, mais eficientes e duráveis.

Durante a viagem a São Paulo, a prefeita Juliana Pavan também visitou a Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab) para conhecer o modelo habitacional voltado a famílias de baixa e média renda. O programa, baseado em Parcerias Público-Privadas (PPP), prevê que o município ceda terrenos para a construção de moradias, enquanto a empresa parceira fica responsável por obras no entorno e pela implantação de equipamentos públicos como praças, unidades de saúde e escolas.

“Balneário Camboriú enfrenta um grande desafio na questão habitacional. Com a valorização do metro quadrado, muitos trabalhadores essenciais para a cidade já não conseguem morar aqui. Precisamos buscar soluções viáveis, e conhecer modelos bem-sucedidos nos ajuda a construir uma política habitacional eficiente”, afirmou Juliana Pavan.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Emanuele
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Infraestrutura

Obra de macrodrenagem avança na Praia Central de Balneário Camboriú

Etapa norte recebe testes no solo e rebaixamento do lençol freático

Infraestrutura

Projeto do Parque Inundável de Camboriú avança para fase de análise do Governo Federal

Com investimento solicitado de R$ 131 milhões, proposta visa prevenir enchentes e garantir segurança hídrica para Camboriú e Balneário Camboriú

Infraestrutura

CRF Construtora inaugura Douro e reforça conceito atemporal na arquitetura de Brusque

Inspirado na elegância do Rio Douro, empreendimento marca a sexta entrega da construtora no município e fortalece expansão para Guabiruba

Infraestrutura

Nova ponte do Rio Perequê está prestes a ser liberada

Estrutura entre Itapema e Porto Belo deve ser inaugurada na próxima semana

Infraestrutura

Praia Central de BC recebe novos refletores de LED

Instalação visa restabelecer iluminação e reforçar segurança noturna

Mais notícias

Segurança

PRF prende dois e recupera caminhonete de assalto em Jaraguá do Sul

Suspeitos fugiram pela BR-101 e bateram contra outro carro antes de serem presos

Geral

Itajaí quer reunir mais de 20 mil pessoas para entrar no Livro dos Recordes

Saiba qual ação a cidade planeja para ter o nome no Guinness Book