keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Ator Paulo Gustavo apresenta melhoras e médicos querem tirar “pulmão artificial”

Desde 13 de março, o ator está internado por complicações da Covid-19

X
Foto: Divulgação

A técnica do ECMO (oxigenação por membrana extracorporal), o “pulmão artificial”, que foi instalado no ator Paulo Gustavo, para auxiliar no tratamento na Unidade de Terapia Intensiva, poderá ser retirado nessa semana. O artista tem apresentado sinais surpreendentes de recuperação das funções respiratórias e isso tem motivado a equipe médica a suspender a terapia com o equipamento. 

Desde 13 de março, o ator está internado por complicações da Covid-19 no hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Mesmo intubado há mais de um mês, Paulo Gustavo tem uma evolução extraordinária do quadro com reação da atividade autônoma dos órgãos. Assim, a expectativa por parte da equipe médica é que ele possa ser retirado do ECMO (oxigenação por membrana extracorporal). Ainda conforme a reportagem, familiares e amigos estão otimistas com sua recuperação. A equipe do hospital está cautelosa, porém reconhece que o quadro clínico é mais favorável que o das últimas semanas.

Boletim médico

De acordo com o último boletim médico divulgado à imprensa em 19 de abril, o quadro clínico do artista é de estabilidade, “com alguns sinais mais evidentes de recuperação das funções pulmonares” e boa resposta a pequenos estímulos. A nota informara que ainda havia a necessidade de manter a técnica de ECMO e também a ventilação mecânica.

Entenda a técnica de ECMO

A Coordenadora de ECMO pediátrica da BP – a Beneficência Portuguesa de São Paulo, Larissa Gondim acrescenta que a técnica é usada como suporte para salvar as pessoas. “A ECMO é uma terapia ponte para alguma coisa. Por exemplo, é uma ponte para recuperação pulmonar, no caso da Covid. Uma ponte para recuperação após cirurgia cardíaca. O procedimento salva muitas vidas, mas quando a doença é reversível e com chance de recuperação”, salienta.

Fonte: Visor Notícias

Coronavírus

Pela segunda semana seguida, apenas uma região do estado está em nível grave

Não houve alterações de classificação em relação à matriz divulgada no último final de semana

Coronavírus

1.858.967 doses contra a Covid-19 foram aplicadas no estado

O Balanço Parcial de vacinação contra a Covid-19 divulgado nesta sexta-feira, 7, aponta que o estado aplicou um total de 1.858.967 doses da vacina contra a Covid-19 na população dos grupos prioritários. Do total, 1.209.620 […]

Coronavírus

Porto Belo começa a vacinar pessoas com comorbidades

Em Porto Belo a vacinação ocorre por agendamento, e o contato, a partir de agora, é feito pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde

Coronavírus

SC recebe nova remessa com quase 140 mil doses de vacina contra Covid-19

É importante lembrar que todas as medidas de prevenção ao coronavírus como o uso de máscara, álcool em gel, além do distanciamento social devem ser mantidas durante a vacinação.

Coronavírus

Pessoas com comorbidades podem se cadastrar para vacinação contra a COVID-19 na Secretaria de Saúde de Itapema

Para preencher, basta entrar no site da Prefeitura de Itapema (www.itapema.sc.gov.br e clicar no banner “Pré-cadastro para a vacinação contra a COVID-19”.

Mais notícias

Coronavírus

Pela segunda semana seguida, apenas uma região do estado está em nível grave

Não houve alterações de classificação em relação à matriz divulgada no último final de semana

Segurança

Autor de chacina em Saudades recebe alta da UTI

Informação foi confirmada pela assessoria do Hospital Regional de Chapecó