Objeto espacial pode causar explosão atmosférica; cientistas monitoram trajetória
O asteroide 2024 YR4, recentemente identificado, tem 1,2% de chance de colidir com a Terra em 22 de dezembro de 2032, segundo estimativa do Centro de Estudos NEO (CNEOS), da Nasa. Apesar da probabilidade ser baixa, astrônomos alertam que há muitas incertezas sobre a trajetória do objeto. As informações são do portal Metrópoles.
Com 60 metros de diâmetro, o asteroide foi descoberto pelo projeto Atlas, financiado pela Nasa, e está atualmente a 43,4 milhões de quilômetros da Terra. O engenheiro David Rankin, do programa Catalina Sky Survey, destacou que a chance de impacto subiu para 1 em 83 (1,2%) desde a sua descoberta. Caso atinja o planeta, poderá causar uma explosão atmosférica semelhante ao evento de Tunguska, em 1908, que devastou uma região da Sibéria.
A localização exata do possível impacto ainda é incerta, mas o asteroide foi incluído na Lista de Risco de Impacto da Agência Espacial Europeia e na Tabela de Risco Sentry da Nasa. Os cálculos atuais indicam que o “corredor de risco” se estende da América do Sul até a África Subsaariana. Novas observações devem refinar a trajetória do 2024 YR4 nos próximos anos.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.