keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Após inúmeros pedidos, Governo do Estado libera atendimentos eletivos

Deputado Marcius Machado foi autor de uma indicação, solicitando a normalização desses procedimentos

Após inúmeras cobranças, o Governo do Estado anunciou que as cirurgias, exames e consultas eletivas voltarão a ser realizados a partir do dia 25, próxima segunda-feira. O deputado Marcius Machado (PL) foi autor de uma indicação, solicitando a normalização desses procedimentos, sem abrir mão das normas de segurança e higiene.  “Os pacientes aguardam por anos por uma cirurgia e foram impedidos de realizá-las no dia agendado, tendo que esperar por mais um período indefinido, ficando a sorte do destino, provocando angústia, dor ao paciente e familiares, que ficam apreensivos com o estado de saúde, que pode agravar devido ao tempo de espera superior ao recomendado para uma cirurgia eletiva.'”, ressaltou Marcius.

Além disso, o deputado acrescenta que os procedimentos são agendados no limite máximo que um paciente possa aguardar e que a suspensão poderia atrasar as cirurgias, gerando um efeito cascata, em decorrência do limite de cirurgias que o Estado pode realizar mensalmente. A liberação dos procedimentos só ocorre juntamente com a publicação das regras definidas pela secretaria de Estado da Saúde, publicadas na quarta-feira (20), no Diário Oficial de Santa Catarina.

As Unidades Hospitalares que poderão realizar os procedimentos, são aquelas não relacionadas ao enfrentamento da Covid-19 ou aquelas que apresentam a possibilidade de redimensionamento que permita a realização dos dois atendimentos, respeitando o número de leitos definidos para o coronavírus. Outra medida determina que os procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade deverá respeitar 50% da capacidade no plano operativo da unidade hospitalar e aqueles que demandam da reserva de leitos de UTI, permanecem suspensos e os hospitais são responsáveis por realizar o chamamento dos pacientes, previamente autorizadas pelas Centrais Regionais de Regulação de Internações Hospitalares. Para pacientes com febre ou sintomas respiratórios, os procedimentos continuam suspensos e uma nova data deve ser agendada em um prazo de até 30 dias. Crianças, idosos e portadores de necessidades especiais terão direito a um acompanhante e as visitas hospitalares permanecem suspensas.

 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

MEC estende prazo de convocação do Fies após falhas técnicas

Estudantes vêm relatando demora excessiva na fila de espera e outros problemas técnicos

Geral

Família e amigos de Celso Cavanha realizam 2º Carreteiro Beneficente em Porto Belo

Evento ocorre em 16 de junho e busca arrecadar fundos para o tratamento

Geral

Sicredi Vale Litoral divulga ganhadores da Promoção Verão Premiado

Os prêmios foram valores em dinheiro e automóveis

Geral

Caminhão bate em carro e vai parar em cima de mureta; confira as fotos

O acidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira (26), em Joinville

Geral

Incêndio em pousada deixa dez mortos; ainda há hospedes desaparecidos

A pousada situada em Porto Alegre, operava de forma irregular

Mais notícias

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

Um incidente perturbador foi capturado em vídeo nesta sexta-feira (26) no bairro Monte Alegre, em Camboriú, onde um homem foi filmado chicoteando um cachorro na calçada usando o que parece ser a coleira do animal. […]

Trânsito

Jogo Avaí x Santos congestiona trânsito no Sul da Ilha de SC

Via Expressa Sul teve congestionamentos na noite desta sexta-feira (26)