keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Aldeia Tava’í de Canelinha recebe kits de higiene pessoal e limpeza

Projeto Aldeia Tava'í sem Covid-19 ér realizado com apoio da Fiocruz

Entre as principais recomendações para combater a pandemia do novo coronavírus estão os cuidados com a higiene. Lavar as mãos com frequência, higienizar compras e utensílios que venham de fora de casa e manter, ao máximo, o asseio de máscaras, roupas, calçados e outros artigos. É esse o foco das ações mais recentes do projeto Aldeia Tava’í sem Covid-19, realizado na comunidade guarani de Canelinha com apoio de edital emergencial da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Durante essa semana foram realizadas entregas de kits de higiene pessoal, compostos por escovas e pasta de dente, sabonetes, shampoo e desodorante para os homens. Para as mulheres, o kit continha os mesmos itens, com a adição de condicionadores e absorventes. Também foram entregues materiais de limpeza, que servem para a higienização de moradias e ambientes coletivos da comunidade, como água sanitária, álcool, detergentes, desinfetantes e sabões em barra para cada família e para a escola da comunidade, convertida em centro de triagem pelo projeto durante o período de pandemia.

“A entrega de produtos de limpeza e higiene individual pelo projeto da Fiocruz é importante porque esses itens são mais difíceis de se conseguir em campanhas de doação e nesse momento de crise sanitária são fundamentais para manter a saúde individual e coletiva na aldeia”, comenta a coordenadora do projeto, Rafaela Catarina Kinas.

O cacique da comunidade, Kuaray Papá, reforça a importância do projeto no momento em que muitas famílias enfrentam dificuldades econômicas decorrentes da pandemia. “As [famílias] que dependem da venda de artesanato, por exemplo, estão há quatro meses sem trabalhar e as necessidades aparecem. Então, essa ajuda do projeto me deixa mais tranquilo e aliviado. As doações foram muito bem recebidas, as famílias não esperavam receber um kit como esses que recebemos essa semana”, afirma.

Kuaray também destaca o envolvimento de toda a comunidade, sobretudo do Agente de Saúde Indígena da comunidade, Nilton da Silva, e do Agente de Saneamento Básico da aldeia, Romário Silveira, nos trabalhos de higienização, separação e distribuição de todos os itens para as famílias. Outro aspecto que merece ser ressaltado nessa fase do projeto é a aquisição de produtos como detergentes, sabões e sabonetes feitos por uma das mulheres da aldeia, Deise Montiel, fortalecendo na comunidade o olhar para a economia solidária.

Finalização da primeira etapa do projeto

As entregas realizadas durante essa semana encerram a primeira etapa do projeto Aldeia Tava’í sem Covid-19, que tinha como objetivos principais a implementação do Centro de Triagem na Escola Kuaray Papá, com espaço para estocagem de materiais e com equipe capacitada para a higienização das doações, além da aquisição de itens de higiene pessoal e coletiva, sinalização da comunidade como território que combate a disseminação do coronavírus, repasse de doações de alimentos, além de somar esforços em outros projetos que realizam doações de alimentos para a aldeia, como o Mutirão do Bem Viver.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

MEC estende prazo de convocação do Fies após falhas técnicas

Estudantes vêm relatando demora excessiva na fila de espera e outros problemas técnicos

Geral

Família e amigos de Celso Cavanha realizam 2º Carreteiro Beneficente em Porto Belo

Evento ocorre em 16 de junho e busca arrecadar fundos para o tratamento

Geral

Sicredi Vale Litoral divulga ganhadores da Promoção Verão Premiado

Os prêmios foram valores em dinheiro e automóveis

Geral

Caminhão bate em carro e vai parar em cima de mureta; confira as fotos

O acidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira (26), em Joinville

Geral

Incêndio em pousada deixa dez mortos; ainda há hospedes desaparecidos

A pousada situada em Porto Alegre, operava de forma irregular

Mais notícias

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)