keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Aldeia Tava’í de Canelinha recebe kits de higiene pessoal e limpeza

Entre as principais recomendações para combater a pandemia do novo coronavírus estão os cuidados com a higiene. Lavar as mãos com frequência, higienizar compras e utensílios que venham de fora de casa e manter, ao máximo, o asseio de máscaras, roupas, calçados e outros artigos. É esse o foco das ações mais recentes do projeto Aldeia Tava’í sem Covid-19, realizado na comunidade guarani de Canelinha com apoio de edital emergencial da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Durante essa semana foram realizadas entregas de kits de higiene pessoal, compostos por escovas e pasta de dente, sabonetes, shampoo e desodorante para os homens. Para as mulheres, o kit continha os mesmos itens, com a adição de condicionadores e absorventes. Também foram entregues materiais de limpeza, que servem para a higienização de moradias e ambientes coletivos da comunidade, como água sanitária, álcool, detergentes, desinfetantes e sabões em barra para cada família e para a escola da comunidade, convertida em centro de triagem pelo projeto durante o período de pandemia.

“A entrega de produtos de limpeza e higiene individual pelo projeto da Fiocruz é importante porque esses itens são mais difíceis de se conseguir em campanhas de doação e nesse momento de crise sanitária são fundamentais para manter a saúde individual e coletiva na aldeia”, comenta a coordenadora do projeto, Rafaela Catarina Kinas.

O cacique da comunidade, Kuaray Papá, reforça a importância do projeto no momento em que muitas famílias enfrentam dificuldades econômicas decorrentes da pandemia. “As [famílias] que dependem da venda de artesanato, por exemplo, estão há quatro meses sem trabalhar e as necessidades aparecem. Então, essa ajuda do projeto me deixa mais tranquilo e aliviado. As doações foram muito bem recebidas, as famílias não esperavam receber um kit como esses que recebemos essa semana”, afirma.

Kuaray também destaca o envolvimento de toda a comunidade, sobretudo do Agente de Saúde Indígena da comunidade, Nilton da Silva, e do Agente de Saneamento Básico da aldeia, Romário Silveira, nos trabalhos de higienização, separação e distribuição de todos os itens para as famílias. Outro aspecto que merece ser ressaltado nessa fase do projeto é a aquisição de produtos como detergentes, sabões e sabonetes feitos por uma das mulheres da aldeia, Deise Montiel, fortalecendo na comunidade o olhar para a economia solidária.

Finalização da primeira etapa do projeto

As entregas realizadas durante essa semana encerram a primeira etapa do projeto Aldeia Tava’í sem Covid-19, que tinha como objetivos principais a implementação do Centro de Triagem na Escola Kuaray Papá, com espaço para estocagem de materiais e com equipe capacitada para a higienização das doações, além da aquisição de itens de higiene pessoal e coletiva, sinalização da comunidade como território que combate a disseminação do coronavírus, repasse de doações de alimentos, além de somar esforços em outros projetos que realizam doações de alimentos para a aldeia, como o Mutirão do Bem Viver.

Geral

Campanha das eleições municipais começa neste domingo

Saiba o que pode e o que não pode durante esse período

Geral

Leilão do Instituto Guga Kuerten segue até o final de setembro

IGK está leiloando camisetas oficiais de times de futebol

Geral

Hospital Marieta se prepara para iniciar tratamentos com radioterapia aos pacientes do SUS

Medida beneficiará os pacientes oncológicos dos 11 municípios que compõem a Amfri

Brasil, Geral

Medidas provisórias liberam R$ 2,5 bilhões para vacinas contra coronavírus

Os R$ 2,5 bilhões serão liberados para o Fundo Nacional de Saúde na forma de créditos extraordinários

Geral

Deputado Kennedy Nunes será relator da denúncia no Tribunal Especial de Julgamento do Governador

Kennedy terá o prazo de 10 dias, contados a partir de segunda-feira (28), para apresentar seu parecer

Mais notícias