keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Águas de Camboriú orienta: consumo consciente ajuda a preservar fontes hídricas

O Brasil é um dos países que possui a maior disponibilidade de água doce do mundo, 12% de todo este recurso doce do planeta. Entretanto, na última década, muitos lugares têm sofrido com uma crise […]

Informativo 2 Visor Notícias
Foto: Águas de Camboriú

O Brasil é um dos países que possui a maior disponibilidade de água doce do mundo, 12% de todo este recurso doce do planeta. Entretanto, na última década, muitos lugares têm sofrido com uma crise hídrica provocada pelas mudanças climáticas, além do consumo inconsciente por parte da população.

O Rio Camboriú, que abastece as cidades de Camboriú e Balneário Camboriú, também precisa de atenção e cuidados quando o assunto é crise hídrica. Com as fontes de água cada vez mais escassas, todos têm a obrigação de reprensar o modo de consumir a água e como reutilizá-la melhor, conscientizando-se para a necessidade de preservá-la a partir da mudança de hábitos.

A concessionária Águas de Camboriú alerta para a importância de atitudes simples e extremamente eficientes no dia a dia, seja cozinhando, tomando banho ou lavando a louça.

Confira algumas delas:

Banho

Estima-se que em 15 minutos de banho, o ser humano gaste de 135 a 150 litros de água. Ao fechar o chuveiro enquanto se ensaboa e lava os cabelos, você reduzirá o tempo do chuveiro ligado, economizando até 45 litros por vez.

Vaso sanitário

78% de todo consumo doméstico de água é usado no banheiro. Para cada descarga apertada, até 30 litros de água são desperdiçados. Instalando descargas de baixo consumo ou uma caixa d’água acoplada estima-se uma economia entre 10 e 15 litros por descarga.

Lavagem de louças

Em 15 minutos lavando a louça, perde-se cerca de 120 litros de água. Para evitar todo esse gasto, a Águas de Camboriú aconselha encher a pia até a metade para ensaboar e fechar a torneira. Esvazie a pia e encha-a até a metade novamente para enxaguar. Dessa forma você economiza até 100 litros de água por vez.

Escovando os dentes

Ao escovar os dentes, encha em um copo apenas o suficiente para o enxague. Dessa forma o que seriam 12 litros gastos em 5 minutos se torna uma economia de 11 litros a cada escovação.

Lavar as roupas

Uma máquina de lavar de 5kg consome geralmente 135 litros a cada uso. A partir disso, sempre use a máquina em sua capacidade máxima de roupas, evitando assim maiores usos.

Lavar calçadas

Jamais use mangueira para lavar a calçada, retire as sujeiras com a vassoura e depois use baldes para enxaguar. Em 15 minutos lavando a calçada, gasta-se cerca de 300 litros de água. Usando o método dos baldes, há uma economia de até 260 litros por vez.

Regar jardins

Procure lavar seu jardim no período da manhã ou da noite, pois diminuirá o tempo de evaporação da água. Além disso, use mangueira sempre com esguiche. O que seriam 190 litros em 10 minutos, se torna 100 litros de economia por vez.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

Semasa alerta para possível falta de água em Itajaí e Navegantes

É recomendado que a população economize água, evitando lavagens desnecessárias e utilizando cisternas e caixas d'água com moderação

Utilidade Pública

Prazo de renegociação do Desenrola Brasil acaba nesta segunda-feira

O Desenrola Brasil oferece aos inadimplentes descontos que, em média, chegam a 83% do valor total das dívidas

Utilidade Pública

Caixa autoriza Saque-Calamidade do FGTS a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

O saque pode ser feito por trabalhadores residentes em áreas afetadas por desastres naturais, conforme indicação das secretarias municipais de Defesa Civil

Mais notícias

Geral

Dupla Gre-Nal se une em campanha para ajudar vítimas do RS

Grêmio e Internacional lançam a campanha “Jogando Junto – Pela Reconstrução do RS” para arrecadar dinheiro e ajudar as vítimas das enchentes

Economia

Receita abre nesta quinta-feira (22) consulta ao maior lote de restituição pago na história

Mais de 5,5 milhões de contribuintes serão contemplados, com um valor total de crédito de R$ 9,5 bilhões