Página Inicial
Geral, Utilidade PúblicaÁgua de Camboriú investe em tecnologia de geofonamento
A tecnologia busca garantir um abastecimento contínuo e ainda assegurar a qualidade da água que é oferecida

Com o objetivo de reduzir as perdas de água no sistema de abastecimento, garantir a segurança da distribuição e melhorar a disponibilidade do recurso, a Águas Camboriú mapeia o sistema de distribuição de água nas ruas da cidade, andando por bairros inteiros e buscando ruídos no solo que apontem vazamentos. Um trabalho extremamente minucioso, com um aparelho chamado geofone, equipamento semelhante ao estetoscópio dos médicos. Nele, os profissionais da empresa caminham “ouvindo” a água que passa por dentro da rede de abastecimento.
A tecnologia busca garantir um abastecimento contínuo e ainda assegurar a qualidade da água que é oferecida. A vistoria é feita à noite por conta do ruído e menos interferência de barulhos, principalmente do trânsito.
Uma das principais causas que aumentam as perdas durante a distribuição de água tratada são os vazamentos (visíveis e ocultos). Outra causa que é bastante comum e relevante são os furtos de água. “A utilização do geofone, além de combater o desperdício na rede, beneficia o meio ambiente e a população, uma vez que propicia uma menor retirada de água dos mananciais, consequentemente aumentando também a sua disponibilidade”, pontua Arthur May, gestor operacional da concessionária Águas de Camboriú.
Fonte: Visor Notícias
Notícias Relacionadas
Homem que matou a esposa e estuprou corpo foge do presídio em SC
Segundo informações, o criminoso roçava o pátio da nova unidade prisional que estava sendo preparada para uma visita do governador que ocorreu sexta-feira (22)
Governador entrega equipamentos e veículos para reforçar sistema prisional e anuncia obra em Tubarão
Na tarde desta sexta-feira, 22, após uma visita técnica à futura penitenciária de Tubarão, o governador Carlos Moisés oficializou a entrega de fuzis para utilização dos agentes e de veículos para o transporte de presos
Litoral catarinense tem 68% dos pontos favoráveis para banho
acordo com a pesquisa de qualidade da água do mar, 68% dos pontos analisados no Litoral estão próprios para banho humano
Vídeo: motorista fica ferida após ter carro prensado entre 2 caminhões em SC
Mulher de 25 anos foi levada ao hospital estável, relatando dores nas pernas
Prêmios de loterias não resgatados somam R$ 312 milhões em 2020
Valor 'esquecido' é o menor em 5 anos. Pela lei, o dinheiro é repassado integralmente ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Mais notícias
-
Homem que matou a esposa e estuprou corpo foge do presídio em SC
-
Motorista invade estacionamento e termina com o carro em cima de outro
-
Governador entrega equipamentos e veículos para reforçar sistema prisional e anuncia obra em Tubarão
-
SC confirma 555.148 casos, 531.991 recuperados e 6.061 mortes por Covid-19
-
Litoral catarinense tem 68% dos pontos favoráveis para banho
-
Vereador é vítima de atentado com explosivo em Florianópolis