keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Adolescentes que denunciaram técnico de vôlei por estupro em SC obtêm medidas protetivas

Decisão proíbe a aproximação de qualquer integrante da entidade com as supostas vítimas e testemunhas e que o Município de São José assuma a responsabilidade psicossocial sobre os adolescentes até que sejam encaminhados aos pais ou representantes legais. A decisão não impede que o Município dê continuidade ao projeto social de formação de atletas

volleyball gee6472242 1920 Visor Notícias
Imagem Ilustrativa

O sonho de vários adolescentes de tornarem-se atletas de vôlei tornou-se um pesadelo em São José, com denúncias de crimes sexuais que culminaram com a prisão preventiva do técnico da associação sem fins lucrativos que desenvolvia projeto de cunho social e esportivo.

A fim de resguardar a segurança e a saúde física e mental dos adolescentes e evitar interferência nas investigações, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) foi à Justiça e obteve medidas de proteção cautelares para os 16 atletas – 11 meninos e 5 meninas – alojados em duas casas pela entidade.

A medida cautelar foi requerida pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de São José e deferida pelo Juízo da Vara da Infância e Juventude, e proíbe a aproximação de qualquer integrante da entidade com os adolescentes – além do técnico suspeito de estupro, se investiga suspeitas de fraude com bolsas-atleta e coação de testemunhas.

Conforme requerido pela Promotora de Justiça Caroline Moreira Suzin, a decisão judicial também autoriza total acesso da Assistência Social do Município aos dois endereços mantidos pela entidade para o alojamento dos adolescentes, e a toda documentação dos atletas.

No prazo máximo de 72 horas, o Município, por sua Secretaria de Assistência Social, deverá elaborar estratégia de abordagem dos adolescentes, de maneira a preservar sua estabilidade, promover sua escuta especializada e realizar o encaminhamento, com segurança e em curto espaço de tempo, às famílias de origem, custeando tais deslocamentos, se necessário.

A liminar determina, ainda, que o Município nomeie um responsável legal pelos adolescentes, disponibilize monitores em tempo integral e assuma a manutenção das casas e o fornecimento de alimentação, produtos de higiene pessoal e de limpeza, além de outros itens que se afigurarem necessários à regular rotina, nos dois alojamentos e até que seja providenciada o encaminhamento às suas famílias.

“As particularidades relacionadas ao funcionamento das casas de atletas pela associação serão apuradas com maior detalhamento em inquérito civil, de maneira a bem delimitar eventuais irregularidades em sua constituição, no recebimento de verbas (públicas e privadas) com finalidade social, e no trato jurídico com a população juvenil”, completa a Promotora de Justiça.

O Município já informou, por meio de nota oficial da Fundação Municipal de Esportes de São José, que assumirá a manutenção das casas-atleta até o cumprimento da decisão judicial, e que será contratada nova entidade para dar continuidade aos projetos de voleibol comunitário e de rendimento.

Os nomes dos envolvidos não são divulgados em função do processo estar em Segredo de Justiça.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Mais de 100 pessoas são presas em meio às enchentes no RS

Crimes cometidos são furtos, saques, posse ilegal de armas e crimes sexuais nos últimos dias

Segurança

VÍDEO: PRF apreende maior carga de vinhos importados irregularmente em SC

Episódio ocorreu na BR-101, onde cerca de 4.500 garrafas de origem argentina foram confiscadas

Segurança

Inquérito aponta falhas de engenheiros em rompimento de reservatório em SC

Causa do rompimento foi divergência entre material utilizado na obra e o previsto no projeto

Mais notícias

Famosos

Bebê do cantor Zé Vaqueiro sofre parada cardíaca

Arthur recém tinha saído de uma internação de nove meses na UTI