keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

A importância do consumo consciente de água

Água é o recurso básico para a sobrevivência humana e, embora 70% do planeta Terra seja coberto por ela,

A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que, até 2050, 45% da população mundial não terá a disponibilidade mínima de água necessária. A água é o recurso básico para a sobrevivência humana e, embora 70% do planeta Terra seja coberto por ela, apenas 1% desse volume é considerado seguro para beber. Por isso a água potável é reduzida a uma pequena fração, fazendo com que muitas pessoas não tenham este importante recurso natural. De acordo com a Águas de Camboriú, praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso da água.

Evitar desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível, fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água cinza gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupas são algumas atitudes que podem ser tomadas para ter um consumo consciente. Essas são formas de poupar a água potável do planeta e ajudar a preservar os mananciais. Outra atitude de consumo consciente de água é estar atento ao gasto hídrico dos produtos e serviços que você consome. 

Confira algumas dicas para um consumo consciente de água neste verão:

– Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.

– Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.

– Evite duchas de alta pressão. Apesar de serem usadas para dar a sensação de massagem no corpo, essas duchas são inimigas do consumo consciente de água. Elas têm uma vazão grande, de 20/30 litros por minuto. Um banho de 10 minutos em um chuveiro de 30 litros por minuto gasta em média 300 litros de água, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o consumo consciente por habitante é na ordem 112 litros por dia.

– Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso e o uso de materiais biodegradáveis também ajudam na economia.

– Se você tiver uma piscina, cubra-a com uma capa quando não estiver usando. As piscinas podem perder até 90% de sua água em um mês por conta da evaporação. Revise sempre a bomba e o filtro, já que o mau funcionamento desses equipamentos aumenta o gasto de água.

– Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas. Uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Se precisar usar água, prefira equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade mínima de água aliada com uma forte pressão.

– Use um balde e um pano para limpar o carro.

– Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.

Fonte: Visor Notícias

Utilidade Pública

Águas de Camboriú orienta beber somente água tratada

Para ter garantia de que a água é potável, são necessárias análises que atestem a qualidade

Utilidade Pública

Águas de Penha aproxima população através de plataformas digitais

Canal é utilizado também para divulgar ações que podem ter impacto no cotidiano dos moradores

Utilidade Pública

Ouvidoria da Águas de Bombinhas é reestruturada

Dentre os principais objetivos da Ouvidoria está a atuação com foco estratégico a fim de corrigir erros ou omissões na prestação do serviços

Utilidade Pública

Qualidade da água é monitorada de forma continua em Camboriú

Cerca de 400 análises são realizadas, todos os meses na água distribuída pela Águas de Camboriú

Utilidade Pública

‘Respeito dá o Tom’ incentiva a igualdade racial no ambiente empresarial

Programa trabalha para que os ambientes na empresa estejam livres de racismo, preconceitos ou atitudes que comprometem o respeito

Mais notícias

Famosos

VÍDEO: Turbina de avião com cantor sertanejo Bruno explode e aeronave faz pouso de emergência

No momento do incidente, cantor estava com a esposa, Marinne, o filho, Enzo e um amigo

Segurança

Foragido por feminicídio em SC é preso no Paraná

Policiais civis da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI/PCSC) de Caçador, em conjunto com a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Curitiba, cumpriram na tarde […]