keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Previsão aponta que frio do outono deve chegar mais cedo que o normal em 2022

Fenômeno La Niña prosseguirá até o outono, aproximadamente o mês de maio, alcançando seu término às portas do inverno de 2022

frio sao paulo 13 graus 03082019202547749 Visor Notícias

A Agência Americana de Meteorologia e Oceanografia (NOAA) indicou que o fenômeno La Niña alcançou sua maturidade. O fenômeno prosseguirá até o outono, aproximadamente o mês de maio, alcançando seu término às portas do inverno de 2022. A partir daí, embora exista especulação em torno do aparecimento de um El Niño no segundo semestre, recomenda-se cautela com a tomada de decisão, prevê a Climatempo.

Atualmente, a Oscilação Interdecadal do Pacífico em fase fria vem impedindo o aparecimento frequente de El Niños. Nos últimos dez anos, três previsões de El Niño não se confirmaram por conta da ODP. O ano de 2022 será semelhante ao ano de 2012, justamente um dos períodos em que havia previsão de El Niño que não se confirmou.

Para o período entre fevereiro e abril de 2022, a simulação da Universidade de Colúmbia indica manutenção da chuva abaixo da média no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, além de boa parte do Uruguai e Argentina, comprometendo o desenvolvimento agrícola. Outras áreas com chuva abaixo da média aparecem no Sudeste, entre São Paulo, sul e leste de Minas Gerais, Rio De Janeiro e sul do Espírito Santo, além do norte do Nordeste, sudoeste do Amazonas e oeste do Acre.

No caso do Sudeste, a diminuição da chuva indica que, apesar do aumento significativo do nível dos reservatórios para geração de energia elétrica entre a primavera e início do verão, o mesmo desempenho não será visto até o fim do período úmido. No norte do Nordeste, a chuva abaixo da média está associada à temperatura do Atlântico. Apesar do La Niña normalmente contribuir com precipitações intensas sobre a Região, também há uma grande dependência do Atlântico para que a chuva se confirme.

E onde choverá intensamente nos próximos meses?

De acordo com o agrometeorologista da Climatempo, Celso Oliveira, o prognóstico indica chuvas intensas no oeste de São Paulo, oeste e norte de Minas Gerais, norte do Espírito Santo, em boa parte do Norte e Nordeste, além de Goiás e Mato Grosso. Apesar da atual onda de calor que domina o centro e sul do Brasil, a tendência é de temperatura próxima da média entre fevereiro e abril. O frio do outono, inclusive, deve chegar mais cedo que o normal em 2022. O calor ficará acima da média entre o Norte e Nordeste, áreas que receberão chuva abaixo do normal no trimestre.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: RS Agora

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

VÍDEO: Tornados atingem Estados Unidos e deixam rastro de destruição

Onda de tornados destruiu centenas de edificações e deixou vários feridos

Tempo

Massa de ar quente provoca calorão em SC; temperatura pode chegar aos 36ºC neste sábado

Calor antecede uma frente fria que atua no Rio Grande do Sul, que só deve começar a se manifestar na próxima semana

Tempo

Temperaturas oscilam e chuvas marcam o fim de semana em Santa Catarina

Mudança climática está prevista para domingo com queda de temperatura e chuvas intensas

Tempo

Anticiclone deve atingir o país nos próximos dias

O fenômeno deve ganhar força no final de abril e início de maio

Mais notícias

Segurança

Casal tenta furtar bebidas utilizando carrinho de bebê em Balneário Camboriú

Flagrante revelou que a dupla cometeu furtos semelhantes dias atrás

Geral

Biólogo catarinense encontra espécie rara de fungo nas matas de SC

Fungo do gênero Microglossum havia sido coletado no Brasil uma única vez em 1931