keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Autodeclaração para habite-se avança para virar lei em Santa Catarina

A Comissão de Constituição e Justiça da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado), aprovou o projeto de lei 94/2021, de autoria do Governo do Estado, que propõe alterações nas normas para prevenção e segurança contra incêndio […]

fotonoticia Bombeiros Vistoria CBMSC Divulgacao Visor Notícias

A Comissão de Constituição e Justiça da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado), aprovou o projeto de lei 94/2021, de autoria do Governo do Estado, que propõe alterações nas normas para prevenção e segurança contra incêndio e pânico. O objetivo é simplificar os processos relativos a construções, ampliações e reformas, além de concessão de habite-se, que dependem de autorização dos bombeiros. O assunto foi um dos destaques do Mercado Imobiliário SC desta quinta-feira (2) no Visor Notícias.

Veja o programa na íntegra

Integrante da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes comissões do Parlamento, a deputada Paulinha defendeu a importância dessa mudança.“ Meus amigos e minhas amigas do Sinduscom de Itapema e de toda a construção civil de Santa Catarina, nós aprovamos agora na CCJ o projeto de lei 394.0, de autoria do governo do estado, que simplifica procedimentos para concessão de alvará de construção, habite-se, funcionamento e regularização de imóveis para empreendimentos de processo simplificado, por meio de atestado do corpo de bombeiros. Mais um passo importante em favor da construção civil, e do desenvolvimento de Santa Catarina. Meus agradecimentos ao Coronel Vieira pela iniciativa”, afirmou destacando ainda que é uma luta antiga.
A proposta, sugerida pelo Corpo de Bombeiros Militar por meio do governo do Estado, altera 14 artigos da Lei 16.157/2013, que dispõe sobre as normas e os requisitos mínimos para a prevenção e segurança contra incêndio e pânico.

O principal ponto do PL trata da possibilidade de obtenção, por meio de autodeclaração do responsável técnico, de atestado para construção, reforma e ampliação, e de habite-se para empreendimentos que se enquadrem em processo simplificado.

A expectativa dos bombeiros é que, com essa e outras alterações previstas no PL, a tramitação dessas solicitações junto à corporação demore cerca de um dia útil.

Além da autodeclaração, o PL altera outros pontos da lei sobre prevenção de incêndios, como os valores das multas aplicadas em caso de infrações, além da permissão para a realização de show pirotécnico em ambiente fechado, desde que sejam adotadas medidas de segurança estabelecidas em regulamentação específica.

Veja o vídeo com a deputada

Trabalhando pela desburocratização do estado, em favor do cidadão! Esse é uma das importantes ações do nosso gabinete!! E é isso que nos oferece o projeto de lei 394.0, de autoria do governo do estado, que simplifica procedimentos para concessão de alvará de construção, habite-se, funcionamento e regularização de imóveis para empreendimentos de processo simplificado, por meio de atestado do corpo de bombeiros. Mais um passo importante em favor da construção civil, e do desenvolvimento de Santa Catarina!Meus agradecimentos ao Coronel Vieira pela iniciativa!#juntos#liderraps#construcaocivilsustentavel#desenvolvimentoeconomico#incansavelporsc ???

Publicado por Paulinha em Terça-feira, 30 de novembro de 2021

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Tecnologia do concreto protendido chega em Porto Belo

Concreto tradicional leva 28 dias para ter todo o processo finalizado; Já o concreto protendido pode ser concluído em até 7 dias

Mercado Imobiliário, Segurança

De elevador inteligente a novidades para colocar pisos; Tecnologias na construção civil são apresentadas em BC

Aplicativo para acompanhamento e gestão da obra, elevadores inteligentes com cabines modernas até equipamentos que facilitam a vida do trabalhador no dia a dia da obra

Mercado Imobiliário

Construtora aposta em lançamento com vista para paraíso intocado de Itapema

O West Park Urban Habitat oferece uma experiência única entre o mar e a natureza

Mercado Imobiliário

‘Feira Construir Aí’ realizará sua 3ª edição em agosto no Expocentro de Balneário Camboriú

Assim como a edição anterior, que contou com mais de 15 mil visitantes altamente qualificados, a entrada é gratuita, inclusive para as palestras

Mercado Imobiliário

Robô que limpa piscina em menos de três horas surpreende público em Balneário Camboriú

Empresa Komeco de São José desenvolveu o produto e levou para a feira da construção civil

Mais notícias

Geral

VÍDEO: Pilotos de jatos de Santa Catarina se mobilizam para levar ajuda ao Rio Grande do Sul

Voos vão levar doações de itens de primeira necessidade e começam neste sábado (04)

Segurança

Homem é ameaçado a mão armada em Tijucas

Acusado ainda não foi encontrado pela Polícia Militar