keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Inverno termina seco e primavera começa com chuva em SC, aponta boletim meteorológico

De acordo com a análise dos meteorologistas, em agosto, setembro e outubro os catarinenses devem enfrentar episódios com chuva forte em curto intervalo de tempo e ondas de frio, além da estiagem.

Epagri 19 de julho de 2021 Foto Andre Sezerino Epagri Visor Notícias
Foto: André Sezerino / Epagri

A previsão para os próximos três meses indica que o final do inverno catarinense ainda será com chuva abaixo da média, especialmente no Oeste e Meio Oeste. Nestas regiões a chuva segue ocorrendo de forma mal distribuída, persistindo períodos de estiagem. Por outro lado, a primavera deve trazer chuva mais frequente no Litoral e Vale do Itajaí, com índice pluviométrico próximo da média climatológica em todo o Estado.

Epagri 19 de julho de 2021 Foto Andre Sezerino Epagri Visor Notícias
No dia 19 de julho a Estação Experimental da Epagri em Caçador amanheceu coberta de geada
(foto: André Sezerino / Epagri)

De acordo com a análise dos meteorologistas, em agosto, setembro e outubro os catarinenses devem enfrentar episódios com chuva forte em curto intervalo de tempo e ondas de frio, além da estiagem. Por isso, a recomendação é o acompanhamento dos avisos meteorológicos publicados no site e redes sociais da Epagri/Ciram.

Temperatura

A temperatura deve ficar próxima da média climatológica no trimestre. São esperadas pelo menos duas ondas de frio intenso até o final do inverno, com formação de geada ampla e temperatura negativa. Ainda pode ocorre neve em agosto, principalmente no Planalto Sul.

Na primavera, sobretudo em outubro, são esperados episódios de frio tardio, com temperatura próxima ou abaixo de zero e formação de geada isolada. Nevoeiros serão frequentes no trimestre, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade sobretudo no período noturno, madrugada e amanhecer.

Média de chuva

O inverno típico em Santa Catarina tem pouca chuva em agosto, com dias secos e ensolarados. O risco de temporal com granizo e ventania diminui, mas pode estar associado à passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), mais comuns a partir de setembro.

Em agosto, a média de chuva sobe um pouco em relação a julho, variando de 110 a 190 mm no Oeste, Meio Oeste e Planalto e de 110 a 150mm no Vale do Itajaí e Litoral. Em setembro inicia a época de chuvas de primavera, com totais de precipitação mais elevados. Os totais de chuva em setembro variam de 150 a 210mm no Oeste e Meio Oeste e de 110 a 170mm nas demais regiões. Em outubro os volumes de chuva são os mais elevados do trimestre e variam de 210 a 280mm no Oeste e Meio Oeste e de 140 a 180mm nas demais regiões

Os ciclones extratropicais atuam com frequência no trimestre entre o litoral da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil, trazendo perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) indica manutenção do La Niña até o final do ano.  

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Correios monta megaestrutura para ajudar vítimas da chuva no Rio Grande do Sul

Agências em três estados recebem doações que serão transportados gratuitamente

Geral

Mercado Livre doa R$ 1 milhão às vítimas do RS em parceria com a ONG Ação da Cidadania

Usuários do Mercado Pago também podem fazer doações, a partir de R$5, por meio do Botão Doar, presente no aplicativo do banco digital

Geral

Mais de 15 aeronaves partiram de Porto Belo transportando donativos ao RS

Quatro socorristas voluntários de Balneário Camboriú também embarcaram nesta missão e foram ajudar

Geral

Veja a lista de produtos mais necessários para envio ao RS

Os pontos de coleta são na Marina Jet Life e no Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda

Geral

Operação Asas Solidárias já arrecadou cerca de 30 toneladas de doações

Neste domingo (05) pelo menos 20 voos levarão mantimentos ao Rio Grande do Sul

Mais notícias

Segurança

Sobe para 83 o número de mortos no Rio Grande do Sul

A tragédia já afetou cerca de 850 mil pessoas em 345 dos 496 municípios do estado

Tempo

Temperaturas podem atingir os 35°C em Santa Catarina

Este fenômeno é considerado incomum para esta época do ano