keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Atenção: Tempestade avança por SC nesta quinta-feira e Defesa Civil emite alerta para deslizamentos

Defesa prevê risco de alagamentos e deslizamentos

centro blumenau Visor Notícias
Foto: Flávia Prata/NDTV

O alerta para temporais e chuvas volumosas segue em Santa Catarina nesta quarta-feira (9). A Defesa prevê risco de alagamentos, deslizamentos, raios, granizos e rajadas de vento em todo Estado.. A tempestade é provocada por um sistema de baixa pressão formado na altura do Litoral de Santa Catarina. O alerta da Defesa Civil segue até às 23h59 de quarta-feira. Mas, nesta quinta-feira (10), poderá ocorrer temporais em diversas cidades. Em áreas do Litoral e na região Florianópolis Serrana, persiste o risco de deslizamentos e novos alagamentos por causa do solo encharcado. O tempo começa a melhorar na sexta-feira, 11, com a chegada de uma massa de ar frio, de origem polar.
 
A Epagri informou ainda que o acumulado de chuva de ontem(08/06) para hoje (09/06) superou os 100 milímetros no Litoral de Santa Catarina. Totais superiores a 50 mm ocorreram entre o Meio-Oeste e Sul de SC, e especialmente nas áreas entre Itajaí e Tubarão, com valores de 150mm (Camboriú) e 170mm (Itajaí e Tubarão). Os elevados volumes de precipitação concentraram-se na madrugada desta quarta-feira, 09. A chuva, segundo a Epagri, está associada ao predomínio de ventos de leste em superfície, que favorecem o transporte de umidade do mar para o Litoral de SC, e à atuação de um vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera.

Cuidados e recomendações

Em tempestades com ventos fortes e raios, a Defesa Civil recomenda que a população busque um local abrigado, longe de árvores, janelas, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados. Na praia, jamais fique na água. Vale lembrar que o banheiro de alvenaria é um local muito seguro, e os aparelhos eletrônicos devem ser desligados.

Já em casos de alagamentos e inundações, a orientação é de que os moradores evitem contato com as águas e não dirijam em locais alagados, assim como transitar em pontilhões ou pontes submersas. Deve-se ter uma atenção especial para crianças próximas a rios e ribeirões.

Além disso, os catarinenses precisam ficar atentos a alguns sinais de deslizamentos de terra. São eles: inclinação de postes e árvores; qualquer movimento de terra ou rochas próximo a residência; aparecimento de rachaduras em muros ou paredes. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal da Defesa Civil, pelo telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

CBMSC amplia recursos para auxiliar nos resgates no Rio Grande do Sul

Para reforçar o esforço já realizado pelos 39 bombeiros militares que se deslocaram na segunda-feira (6), o CBMSC adicionou recursos técnicos à missão

Geral

Plataformas online listam pessoas resgatadas e indicam necessidades dos abrigos no RS

Voluntários trabalham para ajudar famílias e evitar desperdício em pontos de acolhimento

Geral

Badin arrecada mais R$ 29 milhões para vítimas das enchentes no RS

Além de Badin, outros influenciadores estão mobilizando recursos e apoio para as áreas atingidas

Geral

Operação Asas Solidárias já realizou 53 voos ao Rio Grande do Sul

Movimento que iniciou na sexta-feira (03) levou 23 toneladas de doações aos Gaúchos

Mais notícias

Tempo

Novas tempestades e frente fria poderão afetar o Rio Grande do Sul esta semana

Nesta terça-feira (7), são esperadas chuvas na região sul do estado, perto do litoral, o que deve contribuir para o aumento do volume da Lagoa dos Patos