keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Acessibilidade é ampliada na rede municipal de ensino de São José

Na parte arquitetônica, a acessibilidade se dá em diversos níveis, como rampas, a largura das portas, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e até elevadores.

Screenshot 1 Visor Notícias
Foto: Divulgação

A acessibilidade é uma prioridade da Secretaria Municipal de Educação nas obras realizadas na rede municipal de ensino de São José. Seja na construção de novas unidades ou na reforma de escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), o objetivo é que os espaços apresentem e assegurem condições de acesso a todas as pessoas.

Acessibilidade, como descreve a legislação brasileira, é a possibilidade da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida usufruir dos ambientes e das relações sociais com segurança e autonomia. Na parte arquitetônica, a acessibilidade se dá em diversos níveis, como rampas, a largura das portas, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e até elevadores.

Mas a acessibilidade não se resume à estrutura física. Por isso, a Secretaria de Educação desenvolve ações como forma de desenvolver uma cultura de valores inclusivos na escola. “Entre os muitos papéis da escola, um deles é promover a inclusão social, que traz na sua competência a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência. Ao evidenciar as diferenças e mostrar que elas fazem parte do cotidiano, se consegue agregar conceitos e promover uma melhor qualidade de vida”, ressalta a secretária de Educação, Lilian Sandin Boeing.

“O compromisso com a Educação parte da premissa de que os educandos possuem diversos perfis e, ao se reconhecer as diferenças e as necessidades de cada um, se consegue planejar atividades que possam atender essas especificidades. Assegurar, criar, desenvolver, se comprometer, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, entre outras linguagens, proporciona que o sistema educacional seja inclusivo em todos os níveis de aprendizado ao longo da vida”, explica a diretora de Ensino, Cláudia Regina Macário.

“É com essa linha de pensamento que abraçamos a acessibilidade em seus inúmeros aspectos, visando o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania. Não importa quem seja nossos estudantes, eles devem estar preparados para receber os bens da sociedade”, complementa a secretária Lílian.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

Caixa autoriza Saque-Calamidade do FGTS a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

O saque pode ser feito por trabalhadores residentes em áreas afetadas por desastres naturais, conforme indicação das secretarias municipais de Defesa Civil

Utilidade Pública

Anac suspende venda de passagens para aeroporto de Porto Alegre

Passageiros que tiverem voos afetados pela suspensão não terão custos adicionais para remarcação ou cancelamento

Utilidade Pública

Empresa de SC dará auxílio moradia de até seis meses para profissionais vindos do RS

Empresa catarinense especializada em soluções para a construção civil abriu vagas para motorista de betoneira e operador de bomba nas cidades de Itajaí, Piçarras, Blumenau e Porto Belo

Utilidade Pública

CAIXA começa pagamento de R$ 4,45 bi em abono salarial para nascidos em maio e junho

Cerca de 4,4 milhões de trabalhadores receberão o benefício nesta quarta-feira (15)

Mais notícias

Geral

Governo do RS anuncia plano de reconstrução após enchentes

Governo ainda anunciou criação de nova secretaria de reconstrução e projeto de Cidades Temporárias

Segurança

Mais de 100 pessoas são presas em meio às enchentes no RS

Crimes cometidos são furtos, saques, posse ilegal de armas e crimes sexuais nos últimos dias