keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Receita Federal faz operação em lojas de importados que integram organização milionária de contrabando

Foram apreendidos R$ 500 mil em mercadorias

cf538838 6a23 4856 807f 382751908697 Visor Notícias
Foto: Receita Federal/Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (24/02), a Receita Federal deflagrou na cidade de Joinville (SC), a operação Leo Nemaeus. Os alvos da operação foram 10 lojas integrantes de uma organização milionária especializada em praticar os crimes de contrabando e descaminho, introduzindo produtos importados no País sem a regular importação e sem a fiscalização de órgãos de controle.

A Receita Federal estima que tenham sido apreendidos cerca de R$ 500 mil reais em mercadorias, principalmente produtos eletrônicos, mas esta quantia pode ser alterada após o término da contabilidade oficial da retenção.

Os produtos, às vezes falsificados, eram colocados à venda em vários pontos comerciais da cidade de Joinville/SC. Por não recolherem devidamente os impostos, as lojas eram beneficiárias de uma concorrência desleal em relação ao restante do comércio da região, além de drenar os cofres públicos de recursos que poderiam ser usados nos sistemas de saúde e educação, por exemplo.

Os consumidores também eram lesados ao adquirirem produtos falsificados, que poderiam causar danos à saúde por não seguir as regras de órgãos regulamentadores como o Inmetro, ou terem a vida útil mais curta do que a esperada.

Ao todo foram fiscalizados 10 pontos comerciais, com a participação de 25 servidores da Receita Federal. As empresas fiscalizadas, além de perderem suas mercadorias, poderão ser excluídas do Simples Nacional. Já os proprietários destes estabelecimentos poderão responder penalmente pelos crimes de contrabando e descaminho.

Ao combater as práticas ilegais relativas ao comércio exterior, a Receita Federal age em defesa da sociedade, buscando proteger os cidadãos e garantir o fortalecimento da indústria nacional, com a geração de empregos no País.

Os produtos apreendidos podem ser leiloados, doados para instituições de caridade ou incorporados em órgãos públicos. Aqueles de importação proibida, como mercadorias piratas, passam por um processo de destruição e, sempre que possível, de reciclagem de seus componentes.

A Receita Federal ressalta que haverá um aumento destas operações para combater o comércio ilegal, pois este causa danos à sociedade, principalmente, em um período de recuperação da economia pós-pandemia. O próprio nome da operação Leo Nemaeus, é uma referência ao primeiro dos doze trabalhos de Hércules, herói da mitologia grega cujo primeiro trabalho foi matar o Leão da Neméia (Leo Nemaeus em latim).

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Socorristas precisam escolher quem salvar para não exceder o peso permitido nas aeronaves

"Recebíamos um chamado, mas, quando chegávamos, a casa já não existia mais, e a rua, só no Google Maps", relata o tenente-coronel Felipe Sommer

Segurança

Família morre abraçada após deslizamento de terra no interior do RS

O número de mortos devido às enchentes que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 83

Segurança

Hóspede ‘Homem Aranha’ escalou e roubou objetos de hotel no Sul de SC

Ocorrência foi registrada em Criciúma neste domingo (5)

Segurança

DRACO e Receita Federal apreendem meia tonelada de drogas em operação integrada

Dois veículos foram utilizados para o transporte de drogas do Estado vizinho para Joinville, com o propósito de abastecer integrantes de uma organização criminosa que atua em Santa Catarina

Mais notícias

Animal

VÍDEO: Cachorro surpreende motoboy após se esconder atrás de carro

O vídeo foi publicado no TikTok por Rafael Santos, que registrou o cão espiando atentamente o rapaz