keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Polícia Civil faz parceria com entidades para oferecer suporte psicológico a vítimas de crimes

Uma parceria entre Polícia Civil, ACIJ e Unisociesc está viabilizando a concretização de um importante programa social e comunitário de suporte psicológico a vítimas de crimes ou a seus familiares, em Joinville. O programa prevê atendimento psicológico […]

parceria entre policia civil acij unisociesc oferece suporte psicologico a vitimas de crimes 1024x538 1 Visor Notícias

Uma parceria entre Polícia Civil, ACIJ e Unisociesc está viabilizando a concretização de um importante programa social e comunitário de suporte psicológico a vítimas de crimes ou a seus familiares, em Joinville.

O programa prevê atendimento psicológico a pessoas envolvidas em situações de ameaça à vida, à integridade corporal ou à sanidade mental em decorrência de espancamento ou agressão física, acidente ou lesão, tiro ou facada, morte súbita e inesperada de um membro da família ou amigo, assalto, testemunha de morte ou refém de assalto ou sequestro e ainda para vítimas de racismo e de injúria racial. O suporte também é previsto em casos de atentados contra a própria vida.

O primeiro atendimento é feito pela psicóloga da Delegacia Regional de Polícia, que faz o acolhimento e a triagem para posterior encaminhamento à clínica acadêmica da Unisociesc ou para profissionais do Núcleo de Psicólogos Empreendedores da ACIJ, que participam do programa de forma sistemática e voluntária.
A intenção é que as pessoas atendidas pelo programa possam se recuperar e se readequar à vida cotidiana em aspectos que tenham sido prejudicados em consequência de crimes.

“Há um arcabouço estatal voltado a garantias e direitos do acusado de cometer um crime. A lei prevê que o Estado vá até o criminoso para verificar se algum direito foi violado. Mas em que momento vai às vítimas para saber se estão precisando de algum cuidado estatal? O projeto busca amenizar esta distorção legislativa”, observa a delegada regional de Polícia Civil, Tânia Harada.

“O projeto conduzido pela Polícia Civil tem contribuído para amenizar o sofrimento de quem está fragilizado por situações inesperadas. Iniciativas como esta devem ser fomentadas e apoiadas para que, com o tempo, sejam implementadas em nossas políticas públicas, fazendo com que cada vez mais pessoas sejam beneficiadas”, afirma o presidente do Núcleo de Psicólogos Empreendedores da ACIJ, Cassiano Luiz Veiga.

.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

VÍDEO: Voluntários de Joinville carregam mulher afetada pelas enchentes no RS por 10 quilômetros

A mulher, que possui deficiência física (PCD), precisou ser transportada por meio de uma maca; foram 10 quilômetros de caminhada carregando a vítima

Segurança

Jovem depressivo bate nos pais e avança contra policiais no Vale do Itajaí

Ele também destruiu televisão e móveis; policiais precisaram usar uma pistola elétrica para imobilizá-lo

Segurança

Mais de um milhão de pessoas foram afetadas pela enchente e 85 morreram

Além disso, o estado registra 339 feridos e 134 pessoas desaparecidas

Segurança

Homem é denunciado por atos sexuais contra crianças no Oeste de SC

Os crimes teriam sido cometidos entre junho de 2023 e março de 2024

Segurança

Maior navio de guerra da América Latina é enviado pela Marinha para ajudar o RS

O 'Atlântico' transportará uma carga de oito embarcações e duas estações móveis de tratamento de água, além de 40 viaturas e 200 militares

Mais notícias

Tempo

Novas tempestades e frente fria poderão afetar o Rio Grande do Sul esta semana

Nesta terça-feira (7), são esperadas chuvas na região sul do estado, perto do litoral, o que deve contribuir para o aumento do volume da Lagoa dos Patos