keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Maus-tratos: Três atobás são atingidos por arma de chumbinho, apenas um sobrevive

É difícil entender o que leva uma pessoa a cometer uma crueldade dessas

125339826 10158451108492798 4193156112930605468 o Visor Notícias
Associação R3 Animal

O que três atobás-pardos (Sula leucogaster) resgatados em datas e locais diferentes têm em comum? As três aves não conseguiam voar porque foram vítimas de maus-tratos e precisaram passar por procedimentos cirúrgicos para a retirada de projéteis de armas de ar comprimido, os chamados chumbinhos. É difícil entender o que leva uma pessoa a cometer uma crueldade dessas. Devido à gravidade dos ferimentos, apenas um atobá sobreviveu e segue em reabilitação.

No primeiro caso, o atobá foi resgatado por guarda-vidas, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, pois não conseguia voar e nadar. A ave estava bastante magra e apresentava problemas respiratórios. Um exame de raio-x revelou o motivo de a ave não conseguir voar: a presença de um projétil alojado na musculatura peitoral.

O segundo animal foi resgatado por moradores de Garopaba e entregue à Polícia Militar Ambiental de Palhoça, que trouxe a ave até o pelotão da PMA no Parque Estadual do Rio Vermelho, onde também fica localizado o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM), administrado pela R3 Animal por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

A ave apresentava perda de musculatura, provavelmente causada por inanição. Após o exame radiográfico também constatou-se a presença de um “chumbinho” alojado na asa direita.

A terceira ave foi resgatada por pessoas que navegavam próximo às Ilhas Moleques do Norte, em frente à Praia dos Ingleses, em Florianópolis. Assim como as outras, esse atobá também estava bastante debilitado e possuía um projétil de arma de ar comprimido alojado no corpo. Os projéteis foram retirados, mas, infelizmente, apenas a última ave sobreviveu e segue em reabilitação. Estamos na torcida para que ela consiga recuperar bem e possa voltar ao habitat natural.

Caso saiba ou presencie alguém atirando em animais silvestres, denuncie! Ligue 190. Molestar animais é crime previsto em lei federal.

Ao encontrar um mamífero, tartaruga ou ave marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. Sua ligação pode ajudar a salvar vidas!

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Associação R3 Animal

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Correios monta megaestrutura para ajudar vítimas da chuva no Rio Grande do Sul

Agências em três estados recebem doações que serão transportados gratuitamente

Geral

Mercado Livre doa R$ 1 milhão às vítimas do RS em parceria com a ONG Ação da Cidadania

Usuários do Mercado Pago também podem fazer doações, a partir de R$5, por meio do Botão Doar, presente no aplicativo do banco digital

Geral

Mais de 15 aeronaves partiram de Porto Belo transportando donativos ao RS

Quatro socorristas voluntários de Balneário Camboriú também embarcaram nesta missão e foram ajudar

Geral

Veja a lista de produtos mais necessários para envio ao RS

Os pontos de coleta são na Marina Jet Life e no Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda

Geral

Operação Asas Solidárias já arrecadou cerca de 30 toneladas de doações

Neste domingo (05) pelo menos 20 voos levarão mantimentos ao Rio Grande do Sul

Mais notícias

Geral

Correios monta megaestrutura para ajudar vítimas da chuva no Rio Grande do Sul

Agências em três estados recebem doações que serão transportados gratuitamente

Tempo

Semana começa com tempo firme no Rio Grande do Sul

Uma massa de ar seco e quente, que trouxe temperaturas anormalmente altas para o Centro do Brasil, alcançou o estado