keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Ministério Público de SC regulamenta uso de WhatsApp para comunicação oficial

Ato regulamentando o uso oficial de aplicativos de mensagens eletrônicas foi publicado nesta terça-feira. Comunicação depende de anuência expressa do interessado

A partir de agora, as pessoas com alguma demanda com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) terão a comodidade de receber as notificações por meio de aplicativos, como o WhatsApp. O Procurador-geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, assinou o Ato n. 518/2019/PGJ, que institui e regulamenta o uso de aplicativos de mensagens instantâneas – ou recursos tecnológicos similares – para comunicação de atos extraprocessuais e processuais da Instituição.

O ato, publicado no Diário Oficial do MPSC desta terça-feira (16/7), estabelece as diretrizes e as condições para que as comunicações dirigidas às partes, aos advogados e às testemunhas de procedimentos e processos que tramitam nos órgãos da Instituição possam ser efetuadas por meio de aplicativo de mensagens.

Comin ressalta que o Ministério Público está atento à revolução tecnológica da comunicação e procura, sempre, facilitar a vida do cidadão. “O novo Ato alia a necessidade de agilidade nas comunicações à segurança que os procedimentos extrajudiciais e judiciais exigem”, considera o Procurador-Geral de Justiça.

O recebimento de notificações e intimações por aplicativos depende da anuência expressa da parte interessada, que deverá, ainda, informar o número de telefone móvel em que receberá as comunicações e manter ativa, na configuração de privacidade do aplicativo, a opção de recibo e confirmação de leitura, ou confirmar manualmente o recebimento das mensagens.

A mensagem encaminhada pelo MPSC será identificada pela logomarca da Instituição e pelo nome e endereço do órgão ministerial. O envio será sempre realizado entre 9h30min e 19h, de segunda a sexta-feira, ressalvada a comunicação de medidas urgentes. A única vedação para a utilização de aplicativo de mensagens é nas hipóteses de citação ou de previsão normativa que obrigue a intimação ou notificação pessoal.

Os aparelhos de telefone celular começam a ser distribuídos aos órgãos de execução a partir da próxima semana.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Chuvas no RS já contabilizam 83 mortos e 111 desaparecidos

De acordo com o último boletim da Defesa Civil, mais de 873 mil gaúchos foram afetados

Geral

Pedro Scooby e grupo de surfistas chegam ao RS para ajudar nos resgates

Surfistas especializados levam jet skis e equipamentos ao estado

Geral

Aeroportos da CCR oferecem isenção de tarifas para voos de ajuda ao RS

Medida beneficia operações que apoiam vítimas das enchentes até 15 de maio

Geral

Correios monta megaestrutura para ajudar vítimas da chuva no Rio Grande do Sul

Agências em três estados recebem doações que serão transportados gratuitamente

Geral

Mercado Livre doa R$ 1 milhão às vítimas do RS em parceria com a ONG Ação da Cidadania

Usuários do Mercado Pago também podem fazer doações, a partir de R$5, por meio do Botão Doar, presente no aplicativo do banco digital

Mais notícias

Tempo

El Niño perde força, mas calor persiste em Santa Catarina

Embora temporais tendam a diminuir, ainda são esperadas ocorrências esporádicas, especialmente em maio

Geral

Chuvas no RS já contabilizam 83 mortos e 111 desaparecidos

De acordo com o último boletim da Defesa Civil, mais de 873 mil gaúchos foram afetados