keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

A cada oito minutos uma mulher é estuprada no Brasil

Os dados mostram que a maioria das agressões ocorre no ambiente doméstico

WhatsApp Image 2024 04 25 at 13.42.21 Visor Notícias
Imagem Ilustrativa

O Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam), divulgado nesta quarta-feira(24), em Brasília pelo Ministério das Mulheres, revela dados alarmantes sobre violência de gênero no Brasil. Em 2022, foram registrados 67.626 casos de estupros de mulheres, o que representa uma média de um estupro a cada oito minutos.

A região Sudeste liderou o número de ocorrências com 22.917 casos, seguida pelo Sul com 14.812, Nordeste com 14.165, Norte com 8.060 e Centro-Oeste com 7.672. O Raseam compila estatísticas de diversas fontes, incluindo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Saúde, e outros órgãos governamentais, revelando a extensão da violência enfrentada pelas mulheres.

Além disso, a Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar Contínua do IBGE indicou que uma em cada cinco mulheres sente um risco médio ou alto de ser vítima de agressão sexual. O relatório destaca a violência como um mecanismo de dominação social, com 344.242 registros de violência sexual e doméstica no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), sendo 70% desses incidentes contra mulheres.

Maioria dos casos ocorre dentro de casa

Os dados mostram que a maioria das agressões ocorre no ambiente doméstico, especialmente contra mulheres de 20 a 59 anos. Além disso, os dados do Censo Populacional de 2022 apontam que mulheres negras, que formam o maior grupo demográfico cruzando cor e gênero com 54,5%, são desproporcionalmente afetadas por violência.

Em questões de emprego, quase 54% das mulheres brancas estavam no mercado de trabalho em 2022, comparado a 51,3% das mulheres negras. A informalidade e as disparidades salariais também foram destacadas, com mulheres ganhando em média menos que os homens, uma discrepância ainda maior entre mulheres brancas e negras.

A Lei 14.611/2023, que exige igualdade salarial entre homens e mulheres para trabalho de igual valor, foi uma das medidas recentes para combater essa desigualdade. No entanto, enfrenta oposição de entidades como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), que a contestam na justiça.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, reforçou na ocasião do lançamento do relatório que a busca por igualdade entre homens e mulheres é essencial para um processo civilizatório que priorize a democracia e a justiça social.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Guararema News

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Mãe e filhas pulam janela para fugir de homens armados

"Eu ouvi vozes dentro da casa e, imediatamente, pulei pela janela com minhas filhas"

Segurança

Defesa Civil de Rio do Sul emite alerta de enchente para o fim de semana

O nível do Rio Itajaí-Açu pode chegar a valores entre 7,5 e 8,5 metros

Segurança

Acidente deixa homem gravemente ferido em em Camboriú

Colisão ocorreu por volta das 10h30 deste sábado (18)

Segurança

Itajaí, Blumenau e Joinville lideram violência sexual contra crianças em SC

Veja o número de casos de violência e abuso sexual infantil em cada Delegacia Regional do Estado

Segurança

Trânsito em ponte provisória de São João Batista é suspenso

Intensas chuvas levaram a elevação rápida das águas

Mais notícias

Geral

Novas tempestades solares devem chegar nos próximos dias

A maior mancha solar do atual ciclo, causadora das auroras boreais mais recentes, sofre explosão forte

Segurança

Mãe e filhas pulam janela para fugir de homens armados

"Eu ouvi vozes dentro da casa e, imediatamente, pulei pela janela com minhas filhas"