keyboard_backspace

Página Inicial

Educação

Professores da rede estadual entram em greve nesta terça-feira em SC

As mobilizações pelo Estado começaram na manhã desta terça-feira (23)

WhatsApp Image 2024 04 23 at 11.20.58 Visor Notícias
Foto: SINTE-SC

Professores das escolas estaduais de Santa Catarina iniciaram uma greve nesta terça-feira (23), com mobilizações já ocorrendo em diversas regiões do estado desde a manhã. O movimento é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte), que busca negociações com o governo estadual. Até o momento, não há uma data definida para o término da paralisação.

Em Criciúma, no sul do estado, aproximadamente 60 educadores se concentraram em frente ao Cedup Abilio Paulo, onde foi implementado um horário especial para manter o funcionamento da instituição com 50% de sua capacidade. Em Florianópolis, a manifestação se deu em frente ao Instituto Estadual de Educação (IEE), o maior colégio público da capital, onde 60% dos professores aderiram à greve, impactando significativamente as atividades escolares.

A greve também tem previsão de ganhar força em outras cidades, como Joinville e Blumenau. Em Joinville, a expectativa é de que a mobilização ocorra à tarde na Praça da Bandeira, com redução significativa do quadro de professores nas escolas, enquanto em Blumenau, os educadores se reuniram na Rua XV, no centro da cidade. O Sinte espera que a adesão aumente nos próximos dias, especialmente no ensino médio, com a possibilidade de paralisação completa em algumas instituições.

Entenda os motivos da greve dos professores:

Os professores e outros profissionais da educação em Santa Catarina estão em greve por várias demandas cruciais para o setor. Eles pedem a realização de novos concursos públicos para a contratação de mais educadores, uma reformulação na estrutura salarial que elimine as discrepâncias na tabela de pagamentos (assegurando que salários se diferenciem conforme avanços na formação e tempo de serviço), além de exigirem maior valorização da carreira docente. Outro ponto central da pauta é o aumento dos investimentos em educação, que inclui melhorias significativas na infraestrutura das escolas estaduais.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC Total

Sobre o autor:
Emanuele
Emanuele Azevedo
Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Educação

Município catarinense tem 99% da população alfabetizada

Cidade já se destacava com taxa de escolarização de 100% entre crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em 2010

Educação

SC tem a menor taxa de analfabetismo do Brasil, segundo IBGE

Além disso, o município com a menor taxa de analfabetismo do país fica em Santa Catarina

Educação

Entradas da UFSC são bloqueadas por grevistas nesta quinta-feira

Os envolvidos usaram móveis, madeiras e faixas para formar piquetes e barricadas, impedindo o acesso ao campus da capital

Educação

Colégio Bom Jesus recebe cadastros de alunos interessados em estudar na unidade do Vivapark Porto Belo

Bairro parque recebeu cerca de 60 gestores da instituição para uma visita técnica, na última semana

Mais notícias

Geral

Governo do RS anuncia plano de reconstrução após enchentes

Governo ainda anunciou criação de nova secretaria de reconstrução e projeto de Cidades Temporárias

Segurança

Mais de 100 pessoas são presas em meio às enchentes no RS

Crimes cometidos são furtos, saques, posse ilegal de armas e crimes sexuais nos últimos dias