keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Homem acusado de transportar 18 kg de peixe em período de defeso é absolvido pelo TJ

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve sentença que absolveu um morador de Canoinhas acusado de crime ambiental. De acordo com a denúncia do Ministério Público (MP), o homem transportava […]

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve sentença que absolveu um morador de Canoinhas acusado de crime ambiental. De acordo com a denúncia do Ministério Público (MP), o homem transportava 18 kg de diversas espécies nativas da bacia do rio Iguaçu, entre elas cascudo-avião, traíra e mandi, capturadas durante o período de defeso. Ele foi flagrado por policiais ambientais em fevereiro de 2016.   

A juíza de origem entendeu que as alegações defensivas eram plausíveis e que havia lugar para a aplicação do princípio da bagatela. Além disso, como ficou comprovado nos autos, o réu pegou os peixes em um tanque artificial, formado em decorrência da cheia no rio. “Quando enche de água, enche de peixe”, explicou o homem.

“A prova produzida pela acusação”, pontuou a magistrada, “não é hábil a infirmar a versão do acusado, seja porque os policiais não o viram pescando, seja porque confirmaram a existência do tanque mencionado por ele e por uma testemunha”. O réu disse ainda que não utilizou apetrechos de pesca, mas um balde para coletar os peixes. O MP recorreu.  

Segundo o relator da matéria, desembargador Volnei Celso Tomazini, o princípio da bagatela é aplicável à legislação ambiental, embora com ressalvas, conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça: “A aplicabilidade do princípio da insignificância nos crimes contra o meio ambiente, reconhecendo-se a atipicidade material do fato, é restrita aos casos em que a conduta do agente expressa pequena reprovabilidade e irrelevante periculosidade social”. 

Na seara administrativa, lembrou Tomazini, a própria Notícia de Infração Penal Ambiental classificou como “leve” a lesividade da infração cometida. Diante disso, para ele, não foi possível extrair da conduta do acusado a ofensividade mínima necessária para a condenação. O voto do relator foi seguido de forma unânime pelos desembargadores Norival Acácio Engel e Salete Silva Sommariva. O acórdão foi publicado no dia 15 de agosto. A decisão foi unânime.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Correios monta megaestrutura para ajudar vítimas da chuva no Rio Grande do Sul

Agências em três estados recebem doações que serão transportados gratuitamente

Geral

Mercado Livre doa R$ 1 milhão às vítimas do RS em parceria com a ONG Ação da Cidadania

Usuários do Mercado Pago também podem fazer doações, a partir de R$5, por meio do Botão Doar, presente no aplicativo do banco digital

Geral

Mais de 15 aeronaves partiram de Porto Belo transportando donativos ao RS

Quatro socorristas voluntários de Balneário Camboriú também embarcaram nesta missão e foram ajudar

Geral

Veja a lista de produtos mais necessários para envio ao RS

Os pontos de coleta são na Marina Jet Life e no Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda

Geral

Operação Asas Solidárias já arrecadou cerca de 30 toneladas de doações

Neste domingo (05) pelo menos 20 voos levarão mantimentos ao Rio Grande do Sul

Mais notícias

Segurança

Família morre abraçada após deslizamento de terra no interior do RS

O número de mortos devido às enchentes que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 83