keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Pneumonia misteriosa deixa 60 pessoas hospitalizadas em Buenos Aires

A infecção afeta principalmente jovens saudáveis; um terço dos pacientes apresentaram sinais de psitacose, uma doença transmitida por aves

WhatsApp Image 2024 04 19 at 10.31.40 Visor Notícias
Imagem Ilustrativa

Moradores de Buenos Aires estão em alerta devido a um surto de pneumonia misteriosa que afeta principalmente jovens saudáveis. Segundo o ProMED, organização global de monitoramento de doenças, desde a última quarta-feira (17), cerca de 60 pessoas foram hospitalizadas necessitando de cuidados intensivos.

Os casos reportados são principalmente de uma forma severa de pneumonia atípica, com um terço dos pacientes apresentando sinais de psitacose, uma infecção transmitida por aves, particularmente papagaios e pombos. A psitacose, ou febre dos papagaios, é causada pela bactéria Chlamydia psittaci e pode ser transmitida aos humanos através da inalação de partículas das fezes, secreções ou plumas de aves infectadas. Os sintomas variam desde febre e dor de cabeça até complicações graves como pneumonia e inflamação cardíaca.

O tratamento usual para psitacose envolve antibióticos, como tetraciclinas ou macrolídeos, mas a preocupação aumenta pois muitos pacientes não relataram contato prévio com aves, o que indica um potencial novo vetor ou forma de transmissão da doença.

O especialista em saúde global, Michael Head, da Universidade de Southampton, expressou cautela quanto à avaliação do risco: “Com tão poucas informações, ainda não podemos determinar a gravidade da situação. Frequentemente, surtos de pneumonia são gerenciados com sucesso por agências locais sem maior alarme global.”

As autoridades ainda não emitiram um comunicado oficial, mas a situação segue sendo monitorada de perto pela ProMED e outros organismos de saúde. A população local é aconselhada a manter boa higiene e evitar contato próximo com aves, enquanto mais estudos são realizados para entender a extensão e a causa do surto.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Santa Catarina registra 180 mortes por dengue e vacinação continua baixa

A preocupação é de que a vacinação do público-alvo está abaixo de 35% em todas as regiões onde é aplicada

Saúde

Ocupação das UTIs segue acima dos 90% em SC

Baixa procura por imunizantes contra a dengue e doenças respiratórias tem pressionado o sistema

Saúde

Hepatite C lidera causa de mortes em SC nos últimos cinco anos

Hepatite C não tem vacina, mas tratamento pode levar à cura

Saúde

Vírus mayaro já tem primeiros casos no Brasil

Saiba mais sobre a doença, cujos sintomas são semelhantes aos da chikungunya

Saúde

Itajaí e região chegam a 55 mortes por dengue

Confira o total de óbitos por dengue em cada cidade da região

Mais notícias

Segurança

Três corpos são encontrados enterrados em praia de Santa Catarina

A Polícia Militar foi acionada na tarde de quinta-feira (16), após moradores da comunidade de Fundo Grande relatarem um cheiro forte na área

Segurança

Motorista de 60 anos fica ferido em acidente com caminhão na SC-305

A ocorrência foi registrada no início da tarde de quinta-feira (16)